FIGUEIRENSE, DE FLORIANÓPOLIS-SC, DE ROUPA NOVA


O Figueirense Futebol Clube, mais conhecido como Figueirense e popularmente como Figueira, é um dos clubes mais bem-sucedidos no futebol de Santa Catarina, com 18 títulos do Campeonato Catarinense e o maior número de participações de um clube catarinense na elite do Campeonato Brasileiro.

O clube é o segundo time mais antigo de Santa Catarina em atividade. Na década de 30, o clube atingiu um dos seus auges com a conquista de cinco títulos do Campeonato Catarinense. Após um longo período sem conquistas estaduais nas décadas de 50 e 60, o Figueirense voltou a se consagrar campeão estadual em 1972 e 1974, época em que teve as suas primeiras participações na elite do Campeonato Brasileiro. O Figueirense se firmou nos principais campeonatos de futebol do Brasil no início do Século XXI, quando se consolidou na disputa da Série A e foi vice-campeão da Copa do Brasil de 2007.

Em 2016, o Figueirense ficou em 18º lugar no Campeonato Brasileiro, e foi rebaixado a Série B de 2017.

Desde então o clube passa por sérias dificuldades e vem fugindo do rebaixamento para a Série C. O ano de 2019 foi bastante conturbado para a equipe alvinegra, vários meses de salários e outros pagamentos atrasados para o elenco profissional, comissão técnica, categorias de base e funcionários em geral e, com isso, resultou em um W.O. numa partida válida pela Série B do campeonato nacional. Essa crise foi noticiada pelo mundo inteiro, onde até o treinador, campeão europeu e mundial, Pep Guardiola citou o Figueirense em uma entrevista dando seu apoio aos jogadores.

Ainda em 2019, dia 20 de setembro, o contrato de clube-empresa foi rompido e no final do ano, após estar com uma probabilidade de mais de 90% de rebaixamento, o Figueira conseguiu se manter na segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Porém em 2020 o clube não conseguiu se salvar e foi rebaixado, sendo assim o primeiro retorno à Série C desde 1999.

Em 2022, já com o seu futebol gerido pela FFC SAF, o alvinegro iniciou o ano dando a volta olímpica na casa do rival, ao derrotar o Avaí por 3×1, conquistando pela segunda vez a Recopa Catarinense. Na Série C do Campeonato Brasileiro, se classifica em terceiro lugar para a segunda fase e deixa escapar o acesso à série B ao empatar a última partida do campeonato contra o já promovido ABC-RN.

Em 2023, o alvinegro fica em oitavo lugar no Campeonato Catarinense e nas quartas de finais foi eliminado pelo Hercílio Luz por 1x0 no agregado. Na Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro o Figueirense ficou em décimo sexto o lugar, sendo que quase foi rebaixado no último jogo contra o Manaus, quando num cruzamento do adversário o goleiro alvinegro Thiago Gonçalves fez a "defesa do século", evitando uma derrota que levaria ao descenso do clube.

Em 2024 o alvinegro ficou em quarto lugar na fase classificatória do Campeonato Catarinense, sendo eliminado nas quartas de final contra o Barra. Pela Série C, ficou em décimo primeiro lugar na classificação e não conseguindo a vaga para seguir na competição.

Nossa nova versão foi montada em lentes de 45mm com arte semelhante aos antigos Gulliver.

Comentários