NOVA IGUAÇU FC, DO RIO DE JANEIRO-RJ, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Esse é o Nova Iguaçu Futebol Clube, uma agremiação esportiva da cidade de Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. 

Foi fundado em 1990 por um grupo de empresários da cidade, dentre eles o ex-jogador Zinho, que foi titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA de 1994. A cor adotada pelo time foi o laranja, em referência ao período em que Nova Iguaçu foi um dos maiores exportadores de laranjas do mundo, na década de 1930.

Estreou no futebol profissional, em 1994, na Série B do Campeonato Estadual, na prática uma Terceira Divisão, pois havia acima o Módulo Intermediário, que, na realidade, era a verdadeira Segunda Divisão. Na primeira fase, se classificou em segundo, atrás somente do América de Três Rios. Na fase final, se habilitou à final contra o Goytacaz Futebol Clube, vencendo-o nos penâltis por 3 a 2, pois a partida terminou sem contagem no marcador. Foi o primeiro título da equipe comandada pelo técnico Paulo César.

Em 1995, o clube laranja da Baixada Fluminense passou para o chamado Módulo Intermediário. Na primeira fase ficou em quarto lugar, sendo superado por Barra Mansa Futebol Clube, Bayer Esporte Clube e Bonsucesso Futebol Clube. Naquele ano Barra Mansa e Bayer não foram promovidos à Primeira Divisão por uma polêmica decisão da FFERJ que culminou com o afastamento desses dois times do futebol profissional. O Bayer jamais retornaria à disputa de um campeonato profissional por conta daquela injustiça.

Em 1996, O Módulo Intermediário virou Divisão Especial, mas continuou na prática como uma Segunda Divisão. No primeiro turno, o Nova Iguaçu ficou em quarto lugar. No segundo, foi o segundo, disputando o título do turno contra o Friburguense Atlético Clube, vencendo-o nos pênaltis por 6 a 5, após 1 a 1 no tempo regulamentar. O título o favoreceu a disputar a final contra o vencedor do primeiro turno, a Associação Atlética Portuguesa, que venceu por 2 a 0, sendo campeã daquele ano.

Em 2022 conquistou o Torneio Independência, um torneio dentro do Campeonato Carioca dado a quem somasse mais pontos nos duelos dos times fora os quatro grandes. Em 2024, o clube fez uma ótima campanha na Taça Guanabara, alcançando a 2ª colocação e se habilitando pela primeira vez às semifinais do Campeonato Carioca.

Atualmente seus principais títulos são duas Copa Rio, em 2008 e 2012, os Campeonatos Cariocas - Série A2 de 2005, 2016 e 2020, o Campeonato Carioca - Série B1 de 1994 e o Torneio Independência  de 2022.

A nova versão foi feita em lentes de 45mm e arte semelhante à chamada quarta fase de produção da antiga Brianezi.

Comentários