Piacenza Calcio 1919, comumente referido como Piacenza, é um clube de futebol italiano com sede em Piacenza, Emilia-Romagna. Refundado em 2012, o Piacenza Calcio 1919 adquiriu os direitos de uso da marca do clube original Piacenza Calcio. O clube atualmente disputa a Série D.
O Piacenza Football Club (original) foi fundado em 1919 com Giovanni Dosi como o primeiro presidente do clube. Gestor ambicioso, assumiu o controle de todos os aspectos sociais, técnicos e administrativos do clube, com o único foco em levar o clube ao campeonato nacional da FIGC.
Depois de passar os primeiros anos do clube nas ligas regionais, eles entraram na Série C na temporada 1935-36, chegando perto de ser promovidos à Série B em 1938, mas perderam para o Fanfulla.
Após a Segunda Guerra Mundial, o Piacenza competiu na Série B pela primeira vez, competindo lá por duas temporadas antes de cair novamente para a Série C em 1948. Em 1956 o clube foi punido e rebaixado para a Série D. Isso foi um duro golpe para o clube, pois eles continuariam a fazer ioiô entre as Séries C e D até 1964, retornando à Série B apenas em 1969.
A história do Piacenza até tempos recentes foi praticamente indistinta, com breves passagens pela Série B na década de 1940 e outras passagens em 1969-70, 1975-76 e 1987-88 a 1988-89.
Sob o comando do técnico Gigi Cagni, o clube foi promovido à Série A pela primeira vez em 1993, mas foi imediatamente rebaixado na temporada seguinte, apesar da presença de jogadores como o meio-campista Daniele Moretti, ala Francesco Turrini e o atacante Giampietro Piovani. Durante grande parte da temporada, o Piacenza lutou até o meio da tabela e ficou a poucos pontos de uma vaga europeia, mas foi rebaixado no último dia da temporada em uma disputa acirrada. O clube optou sabiamente por manter Cagni e a maior parte de seu time, e eles seriam promovidos como campeões da Série B em 1995.
Os cinco anos seguintes viram o clube conquistar muitos torcedores com sua escalação totalmente italiana e batalhas bem-sucedidas contra o rebaixamento. Este período também viu o Piacenza produzir uma geração de jogadores talentosos da sua academia de juniores, como os futuros jogadores internacionais italianos Filippo Inzaghi, Simone Inzaghi, Alberto Gilardino, bem como Alessandro Lucarelli. Em 1997, o clube adquiriu o lendário zagueiro Pietro Vierchowod. Apesar da idade avançada, Vierchowod provou ser uma excelente aquisição e além de defender o zagueiro chegou a marcar gols decisivos. O rebaixamento em 2000 foi seguido por um retorno instantâneo à Série A por dois anos, com excelente forma demonstrada por jogadores como o meio-campista Enzo Maresca, quando o clube alcançou o 12º lugar na temporada 2001-02.
Foi rebaixado em 2002-03, terminando na 16ª posição e assim retornou à Série B e permaneceu na Série B por alguns anos sem ameaçar enfrentar um desafio de promoção. Após uma temporada ruim na Série B de 2010-11, o Piacenza se viu em um playoff de rebaixamento contra o Albinoleffe, onde foi derrotado.
Em 2012, o Piacenza Calcio, em fortes dificuldades financeiras, foi declarado falido pelo tribunal de Piacenza. Nesta temporada ficou em 15º lugar e foi rebaixado da Lega Pro Prima Divisione para a Lega Pro Seconda Divisione após o play-out. Em junho de 2012, o clube foi finalmente declarado falido e a equipe foi dissolvida.
Após a falência do Piacenza Football Club, o clube amador regional A.C.D. LibertaSpes, recentemente promovido na temporada 2011-12 para Eccellenza Emilia – Romagna, foi renomeado para Lupa Piacenza após obter a marca por quatro anos de uma associação "Salva Piace", para dar continuidade à história do futebol do Piacenza Football Club (também conhecido como Piacenza Calcio). Em meados de 2013, Lupa Piacenza foi renomeada como Piacenza Calcio 1919. Na temporada 2015-16 da Série D, o Piacenza Calcio garantiu a promoção à Lega Pro ao conquistar o título do Grupo B com 96 pontos e 30 vitórias ao longo da temporada, batendo o segundo colocado Lecco por 16 pontos. No entanto, o clube não conseguiu mais promoções e, depois de algumas temporadas na Série C, foi rebaixado para a Série D no verão de 2023.
Nossa versão foi feita em lentes de 45mm e arte semelhante à chamada quarta fase de produção da antiga Brianezi.
Comentários
Postar um comentário