SALERNITANA, DA ITÁLIA, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Essa é a Unione Sportiva Salernitana 1919, um clube de futebol Itáliano da cidade de Salerno. O clube atual representa mais uma tentativa de manter viva a tradição esportiva da cidade, com origem no Salernitana original, de 1911 e antes disso. 

Em 1913, dois anos após a dissolução da pioneira Unione Sportiva Salernitana, surgiram equipes diferentes na cidade de Salerno: Foot-Ball Club Salerno (de camisa branca), Settembrini (Foot-Ball Club Settembrini ou, dependendo das fontes, Società Sportiva Luigi Settembrini), Vigor Salerno, Juniores Giovine Italia, Foot-Ball Club Campania, Società Ginnastica Pro Salerno, bem como o Sport Club Audax Salerno.

Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial as atividades de futebol da cidade foram interrompidas, uma vez que o próprio Vestuti foi chamado às armas, e morreu durante a guerra. Com o fim das hostilidades, em 1919 jogadores e gerentes voltaram a jogar nas equipes que anteriormente eram ativas até 1915, exceto o Audax que abandonou o futebol, para formar uma nova associação esportiva capaz de absorver a experiência da Società Sportiva Giovani Esploratori.

Em junho de 1919, um grupo de acionistas liderados por Matteo Schiavone (ex-jogador de futebol e líder do Foot-Ball Club Campania) deu forma à Unione Sportiva Salernitana. O uniforme do time de futebol prossuía uma camisa com listras verticais brancas e celestial alternado, enquanto primeiro logotipo corporativo da empresa era uma coroa acompanhada pela sigla "U.S.S.". Sobre a escolha das cores iniciais, diz-se que a escolha foi fortuita, pois foi derivada precisamente de dez malhas que a empresa foi capaz de fazer disponíveis.

Entre as atividades do clube, além do futebol, que foi inicialmente praticado em áreas não regulamentares, como na Praça dos Mártires e da Praça do Mercado Velho, estavam natação, ciclismo, atletismo, remo, boxe, e luta.

Em 1927 o regime fascista impôs a fusão de todos clubes esportivos da cidade de Salerno, dando assim origem à Unione Sportiva Salernitana Fascista, a partir da fusão entre a Campania e Libertas. Seguiram-se inúmeros campeonatos na terceira série, e nestes anos, entretanto, em Salerno foi inaugurado Stadio Littorio (hoje Stadio Vestuti), dia 2 de janeiro de 1931, que passou a ser o novo campo da Salernitana. O clube ganhou a promoção para a segunda série nacional em 1937-1938, quando venceu o Grupo E de Série C.

Quando a guerra terminou, a Salernitana removeu a palavra "fascista" de seu nome e se inscreveu no campeonato da Divisão Nacional 1945-1946, torneio oficial abaixo da Série B. A posição final no ranking não permite-lhe para participar da próxima Serie A, que, no entanto, ganhou a competição na próxima temporada de campo gasto no Serie B 1946-1947.

No verão, foi organizado um torneio de futebol em Salerno. Bem, foi uma das partidas do torneio que o capitão Antonio Valese experimentou e mais tarde sugeriu ao treinador Gipo Viani o Vianema. Esta foi uma invenção pela qual Salernitana obteve resultados significativos na primeira divisão. Na prática, foi uma verdadeira revolução, que ajudou a mudar as regras futuras também táticas de outras equipes. Através de Vianema, Salernitana tornou-se conhecida em toda a Itália, mas a controvérsia sobre a autoria do método fez com que Valese abandonasse a equipe, em desacordo com o treinador que usou. Portanto, o capitão que estava entre os protagonistas da primeira promoção à Serie A para Salernitana nunca jogou na primeira divisão durante sua carreira.

O clube atual foi fundado em 2011, com o nome de Salerno Calcio. É uma espécie de Clube Fênix da Salernitana de 1919 (daí seu nome), da Salernitana de 1927 e da Unione Sportiva Salernitana (2005). 

Nossa versão foi montada em lentes de 45mm com arte semelhante aos antigos Brianezi.

Comentários