BOLOGNA, DA ITÁLIA, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Esse é o Bologna Football Club 1909, um clube de futebol italiano da região de Emília-Romanha, da cidade de Bolonha. Com uniforme listrado nas cores vermelho e azul, o clube recebeu o apelido de Rossoblù.

Fundado em 1909. O austríaco Emilio Arnstein foi o responsável pela criação do Bologna. Ele apaixonou-se pelo futebol na Universidade de Praga, e levou a ideia de criação do clube quando soube que na Piazza d'armi dez estudantes praticavam o esporte. A estreia no gramado ocorreu um ano após a sua fundação, goleando o time do Virtus, por 9 a 1.

É um dos clubes italianos mais bem sucedidos em todos os tempos, porém nos últimos 30 anos viu sua imagem declinar bastante em relações aos outros clubes grandes da Itália. Ao longo da sua história, o Bologna acumulou conquistas importantes, com sete scudettos de campeão italiano, sendo o sexto clube mais vitorioso no Campeonato Italiano, além de ostentar duas conquistas da Coppa Itália.

O primeiro Scudetto do time italiano veio no ano de 1924/1925 ao bater a poderosa Roma por 6 a 0. Algumas temporadas depois, mais precisamente em 1928/1929, o clube repetiria o feito e conquistaria a Liga Italiana pela segunda vez. Antes da Segunda Guerra, já havia vencido o campeonato nacional seis vezes, construindo a sua imagem de clube vencedor.

A década de 70 foi a última em que realmente o clube do nordeste da Itália obteve conquistas importantes. Em 1970 e 1974 foi campeão da Copa da Itália, em uma emocionante vitória frente ao Palermo, nos pênaltis.

Após esses sucessos, o Bologna não manteve o mesmo nível e chegou a ser rebaixado para a Serie B e depois para a Serie C. Felizmente, conseguiu se reerguer e está na primeira divisão italiana desde a temporada 2015-16.

Montado em lentes de 45mm e arte semelhante aos antigos Brianezi.

Comentários