Esse é o Castanhal Esporte Clube, uma agremiação esportiva de Castanhal, no estado do Pará, Brasil. Suas cores são amarelo e preto e é um dos times mais antigos do estado.
Fundado em 1924, o Castanhal surgiu pouco depois da fundação da cidade de Castanhal, quando um grupo de desportistas locais se reuniu e formou o clube. Sem campo próprio, acabou circulando pelos campos dos clubes da cidade como o Paysandu (Castanhal) e o Riachuelo. Acabou se fixando numa área próxima da onde se encontra hoje a feira da Ceasa.
O Castanhal foi profissionalizado em 1975, licenciou-se em 1978 e voltou ao profissionalismo em 1998. Dois anos depois, surpreendeu a todos com o vice-campeonato paraense em 2000. Na disputa da Série C, o Japiim ficou em 27º com doze Pontos, dentre 36 participantes.
Tem o apelido de Japiim, um pássaro de plumagem amarela e preta conhecido por imitar o canto das demais aves, sendo ele muito comum na região. Hoje, o Castanhal é grande frequentador da fase de elite do Campeonato Paraense liderando os clubes de médio-porte que continuam na disputa. Representando o município que originou seu nome, o Castanhal conta com a força da sua grande torcida para repetir feitos do passado. Em 2004, o Castanhal fez outra bela campanha no estadual, mas ficou com o terceiro lugar de dez clubes.
Atualmente disputa a primeira divisão do campeonato paraense, sem participar do Brasileirão esse ano.
Seus principais títulos são a Taça ACLEP de 2006 e 2009 e o Campeonato Paraense - Série B1 de 2003. Participou por 30 vezes da primeira divisão do Campeonato Paraense, tendo como melhor campanha o vice-campeonato do ano 2000 e três terceiros lugares em 1999, 2004 e 2020.
Comentários
Postar um comentário