FRIBURGUENSE, DE NOVA FRIBURGO-RJ, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Esse é o Friburguense Atlético Clube, uma agremiação esportiva da cidade de Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro.

Foi fundado em 1980 a partir da fusão do Fluminense Atlético Clube com o Serrano Futebol Clube, ambos de Nova Friburgo. Do primeiro, o Friburguense herdou a cor azul e, do segundo, a cor vermelha. Foi treinado por Wanderely Luxemburgo em início de carreira como treinador, no ano de 1984.

Seu mascote é o Vovô Chopão, uma referência ao fato de Nova Friburgo ter sido colonizada por suíços e, a partir de 1824, também por alemães, sendo que estes foram os primeiros colonos alemães a se estabelecerem no Brasil.

Os principais resultados da equipe profissional de futebol começaram a surgir na década de 90. O clube já disputou 13 campeonatos estaduais e está na elite do Campeonato Carioca desde a conquista de 1997, o que permitiu o acesso à primeira divisão. Desde então, o tricolor serrano nunca correu o risco de rebaixamento e já pregou muitas peças nos grandes clubes do Rio. O Friburguense foi 4° colocado no Estadual de 1999, vencendo Botafogo e Fluminense no Maracanã. O time também foi 4° colocado no Carioca de 2002. No ano de 2004 chegou as semifinais da Taça Rio, sendo eliminado pelo Vasco nos pênaltis por 5x4, após empate de 1x1 em pleno Maracanã. O bom desempenho de 2004, premiou o time com a inédita classificação para a Copa do Brasil de 2005.

O Friburguense vem estimulando o esporte amador em diversas categorias e também o futebol de base, assim como a equipe profissional que apesar de estar com pouco mais de vinte e cinco anos, está crescendo a cada dia e se consagrando como uma das melhores equipes do Estado do Rio de Janeiro.

Em outubro de 2023 o clube foi o protagonista de uma notícia curiosa quando enfrentou o Macaé em partida válida pela segunda divisão do campeonato carioca com apenas um único torcedor do Friburguense no estádio, que viu seu clube time vencer de virada por 2x1. Os jogadores reconhecem o esforço do torcedor que viajou para acompanhar seu clube com abraços e homenagens durante e depois da partida.

Feito com arte semelhante aos antigos Brianezi em lentes de 45mm.

Comentários