MALUTRON, DE CURITIBA-PR


Esse é o Clube Malutrom, um clube de futebol com sede na cidade de Curitiba, no estado brasileiro do Paraná. Em 2005 passou a se chamar J.Malucelli Futebol S/A. e encerrou as suas atividades em 2017.

Fundado em 1994 como Clube Malutrom, nome derivado de Malutrom Masters, equipe em atividade desde a década de 1970 e administrada por duas famílias tradicionais de Curitiba que denominavam o time, Malucelli - Malu e Trombini -Trom, posteriormente foi transformado em S/A., foi o primeiro clube empresa do Brasil.

Seu uniforme foi constituído de camisa branca com listras verticais azuis, calção branco e meias azuis e o mascote do clube é um garoto com o uniforme do time. Mandava seus jogos no Ecoestádio Janguito Malucelli. O J.Malucelli Futebol S.A fazia parte de um pool de empresas do Grupo J.Malucelli, com sede na capital paranaense.

Na área social, o clube idealizou o Projeto Futebol Cidadão para crianças e jovens carentes, com a implantação de aulas de informática e futebol, além de acompanhamento escolar, transportes, cestas básicas, entre outros benefícios e o espaço físico utilizado é o mesmo dos treinamentos da equipe principal, localizado no Centro de Treinamentos da J.Malucelli Futebol S/A, situado em frente ao Parque Barigui, em Curitiba.

No ano de 1998, o clube lançou a primeira equipe profissional na segunda divisão do paranaense e foi campeã de forma inédita, subindo para a elite no ano seguinte, 1999. 

No ano de 2000 o clube venceu o módulo Verde e Branco da Copa João Havelange, que foi uma espécie de Série C naquela verdadeira zona. Na primeira fase o Malutrom foi o segundo no Grupo F, disputado com Etti Jundiaí, União Bandeirante, Madureira, Inter de Limeira, União Rondonópolis e Comercial de Ribeirão Preto. Na fase seguinte venceu o  Grupo 4 contra Rio Branco (SP), Friburguense e Santo André. Na fase seguinte venceu o Grupo 2 disputado com Tuna Luso, Erri Jundiaí e Moto Clube. Isso o classificou para a final do módulo, em duas partidas contra o Uberlândia. A primeira partida, em Minas, ficou 1x1. Já na segunda partida, jogando em casa, o Malutrom venceu por 3x2.

Esse título o levou à fase final da Copa João Havelange, onde o Malutrom enfrentou o Cruzeiro pelas oitavas de final. Perdeu em Minas de 3x1 e perdeu em casa de 1x0. Fim da história nessa Copa pra eles.

Já a primeira participação da equipe num Campeonato Brasileiro de fato, em 2001, com direito adquirido em campo, jogou na Série B do Campeonato Brasileiro e no ano de 2002, desistiu devido a diretoria não achar viável financeiramente a participação na competição. Em 2006, após ter pontuado entre os melhores da Série Ouro do Paranaense, conquistou novamente o direito em participar do campeonato nacional.

Em 2005, passou a ser chamado J. Malucelli Futebol S/A e a partir de 2009, após uma parceria assinada com o Sport Club Corinthians Paulista, adotou o nome do clube paulista: Sport Club Corinthians Paranaense, porém em 2012, após apenas três anos, o contrato com o Corinthians se encerrou e o clube voltou a se chamar J. Malucelli.

O clube disputou o Paranaense de 2017, sendo rebaixado pelo STJD quando perdeu 16 pontos por causa da escalação irregular do atacante Getterson. Em ofício enviado para a CBF em abril de 2017, o clube alegou problemas financeiros e desistiu da série D de 2017.

Logo após, o clube encerrou suas atividades, inclusive, desativando seus times de base. A oficialização ocorreu em novembro de 2017, quando o J. Malucelli não participou do arbitral para a confirmação do campeonato de 2018 e com esta situação: desistência do "Brasileirão da Série D - 2017" e do "Paranaense da Série B - 2018". A última partida como clube profissional foi no dia 4 de abril de 2017, quando ganhou do Londrina por 3 x 1, no jogo de ida das quartas-de-final do Campeonato Paranaense.

Nossa versão foi montada com arte própria em lentes de 45mm.

Comentários