ATLÉTICO DE MADRID, DA ESPANHA, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO


Esse é o Club Atlético de Madrid, um clube de futebol sediado na cidade de Madrid, capital da Espanha.  É a segunda versão dos colchoneros que fazemos por aqui.

Foi fundado em 1903 como Athletic Club de Madrid por estudantes bascos simpatizantes do Athletic Bilbao que desejavam criar uma filial do Athletic na capital. Devido à essa relação, a equipe madrilenha por vezes viu-se impedida de disputar, em seus primeiros anos, a Copa do Rei (competição mais expressiva até a criação do campeonato espanhol, em 1929), mesmo quando qualificada por torneios classificatórios. Com isso, naturalmente surgiu um descontentamento com a matriz, levando ao rompimento da relação em 1921. Ainda assim, a similaridade dos uniformes, nomes e distintivos, originada em razão de como o clube madrilenho foi criado, manteve-se.

O uniforme inicial era o mesmo do clube de Bilbao: camisas divididas verticalmente ao meio em azul e branco e calças azuis, uniformes comprados da equipe inglesa do Blackburn Rovers. A troca ocorreu em 1911, quando um enviado dos dois Athletics, ao viajar à Inglaterra, não conseguiu achar os uniformes do Blackburn e decidiu trazer os do Sunderland: camisas com listras verticais vermelhas e brancas e calças pretas. O novo modelo foi usado integralmente pelo Athletic de Bilbao desde então. O de Madrid, entretanto, manteve os calções azuis do Blackburn, causando a diferenciação nos uniformes dos dois clubes, que passaram a receber a alcunha de rojiblancos. A filial, porém, logo receberia um apelido próprio: como alguns colchões populares da época eram revestidos de camadas alvirrubras e a maior parte da torcida dos madrilenhos era de operários, não tardou para que surgisse o alcunha de colchoneros.

O Athletic de Madrid, em contraste ao outro time da cidade - que recebera oficialmente alcunha da realeza e passara a chamar-se Real Madrid, passou a receber apoio das classes operárias, cujas moradias concentravam-se na área do primeiro estádio, Ronda de Vallecas. 

Em 1936 o Atlhetic Madrid foi rebaixado pela segunda vez. Poucas semanas após cair, estourou a Guerra Civil Espanhola. Após o conflito, o clube ressurgiu com um novo nome e de forma inusitada - fundiu-se com o Aviación Nacional, equipe de Zaragoza ligada à aeronáutica espanhola, e tornou-se o Athletic Aviación de Madrid. Conseguiu convite da edição 1939/40 da Liga Espanhola para ocupar o lugar do Real Oviedo, cuja estrutura foi destruída pela Guerra. O convidado saiu-se muito bem: terminou campeão pela primeira vez e igualaria a equipe rival de Madrid no ano seguinte, conquistando um bi.

No mesmo ano o clube foi obrigado por lei a mudar o nome para o idioma castelhano, tornando-se Atlético Aviación de Madrid. Após o fim do vínculo com as forças aéreas, em 1947, o nome do clube sofreu nova alteração: Club Atlético de Madrid, que vem se mantendo até os dias atuais.

Seu melhor período ocorreu durante os anos de 1939 a 1975 - justamente a época da ditadura franquista, a qual de início o Atlético ficou bastante próximo. Nesse período os colchoneros conquistaram sete de seus onze títulos no Campeonato Espanhol, a Recopa Europeia de 1962, e o vice-campeonato na Liga dos Campeões da UEFA em 1974. O vice de 1974, por sinal, rendeu ao Atlético o curioso posto de primeiro clube campeão da Copa Intercontinental sem conquistar o troféu interclubes continental de maior importância: o time derrotou os argentinos do Independiente sem ter vencido a Copa dos Campeões da UEFA, perdida para o Bayern Munique. O clube alemão cedeu a vaga aos espanhóis. O Atlético seria novamente finalista da Liga dos Campeões em 2014 e 2016, sem vencê-la. Antes, em 2010 e 2012, conquistara a Liga Europa da UEFA, título que voltaria a conquistar em 2018.

Atualmente é o terceiro clube mais vitorioso do futebol espanhol. Conquistou 11 vezes o Campeonato Espanhol, 10 vezes a Copa do Rei, 2 a Supercopa da Espanha, 1 a Copa Eva Duarte e 1 a Copa Presidente FEF. Em nível internacional, o clube conquistou a Liga Europa da UEFA 3 vezes, a Supercopa da UEFA 3 vezes, a Recopa Europeia 1 vez e a Copa Intercontinental de 1974.

A nova versão foi feita em lentes de 45mm com arte semelhante a um modelo antigo. É bem parecida com a nossa última versão, mas tem algumas diferenças, mais fiel aos modelos antigos.

Comentários