BELGRANO, DA ARGENTINA, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO


Esse é o Clube Atlético Belgrano, um clube de futebol argentino sediado na cidade de Córdoba. Seu nome é em homenagem a Manuel Belgrano, o criador da bandeira argentina. Atualmente joga na primeira divisão argentina. 

Fundado em  1905, à sombra de uma alfarrobeira no bairro Alberdi, foi realizada a assembleia que deu vida ao Clube Atlético Belgrano por um grupo de cinco garotos, todos irmãos, e sua mãe. O nome da entidade foi inspirado em homenagem ao General Manuel Belgrano, já que a reunião ocorreu na véspera do aniversário da criação da bandeira nacional. Daí também as cores do vestuário desportivo do clube. Vale destacar a idade do primeiro presidente da instituição, que tinha apenas 14 anos.

Dias depois de sua fundação, após disputar diversos amistosos contra clubes próximos, o Belgrano disputou a partida mais importante de sua história. Do bairro Nueva Córdoba chega a notícia de que existia um clube com o mesmo nome. Embora não houvesse regulamentação nesse sentido, optou-se por resolver a disputa da melhor forma possível, disputando uma partida entre os dois. O Belgrano de Alberdi venceu por 2 a 1, conquistando a primeira final de sua história e mantendo seu nome.

Iniciou a sua atividade no futebol oficial em 1913, fazendo parte da Liga Córdoba de Futebol, onde disputou os seus primeiros campeonatos organizados. Juntamente com o Talleres, são os que têm mais títulos neste campeonato, ambos com 27.

Após conseguir diversos títulos provinciais, o clube foi o primeiro time de Córdoba a participar de uma competição oficial a nível nacional em 1968, na segunda edição do chamado Torneo Nacional. Depois de alguns anos de disputa, sagrou-se campeão do "Torneio Regional da AFA" em 1986, tornando-se assim o primeiro campeão da Província de Córdoba, conseguindo a classificação para a então nova segunda divisão chamada Nacional B.

Na temporada 1990/1991, ganhou o acesso à Primeira Divisão depois de vencer o Banfield na final. Sem chegar a de fato disputar um título, foi rebaixado em 1996 e voltou à elite dois anos depois, através do "Torneo Reducido". Manteve-se por mais quatro anos na elite e foi rebaixado novamente em 2002, após uma crise institucional desatada por grande dívidas das anteriores administrações do clube. Na temporada 2005/2006, o clube novamente disputou a Primeira Divisão. Voltou a ser rebaixado na temporada seguinte (depois de ficar em 19º no campeonato) e o Olimpo subiu diretamente, invertendo a ordem de 2006. 

Um de seus momentos de maior significado global foi em meados de 2011, quando foi novamente promovido à categoria mais alta, derrotando o River Plate na Promoção, enviando um dos clubes mais importantes da América e da Argentina para o Nacional B. Consolidou-se na Primeira Divisão de tal forma que terminou em quarto lugar no Apertura 2011 e em terceiro no Inicial 2012, com o mérito de igualar os vice-campeões em pontos, em ambos os casos, embora com pior saldo de gols. Com esta última campanha, tornou-se o time de Córdoba com a melhor campanha da história dos torneios curtos.

Além do Futebol, outras modalidades esportivas são praticadas no clube como Basquete, Volei, Natação, Xadrez, Handebol, Hóquei, Futsal, Caratê, Skate e Ginástica Desportiva, entre outras.

Nossa versão foi montada em lentes de 45mm e arte própria.

Comentários