CHIEVO VERONA, DA ITÁLIA, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Essa é a Associazione Calcio Chievo Verona, um clube italiano da cidade de Verona. No final da temporada de 2020/21 o clube foi expulso da Série B para a temporada 2021-22 porque não conseguiu provar sua viabilidade financeira devido ao pagamento de impostos pendentes. Como resultado, eles foram considerados efetivamente falidos.

O time foi fundado em 1929 por um pequeno número de torcedores de futebol de Chievo, uma frazione de Verona. As cores do time na época eram o azul e o branco. Inicialmente, o clube não era oficialmente afiliado à Federação Italiana de Futebol (FIGC), mas mesmo assim disputou vários torneios amadores e amistosos sob o nome OND Chievo, título imposto pelo regime fascista. A estreia formal do clube em uma liga oficial foi em 1931. O Chievo se desfez em 1936, porém, devido a problemas econômicos, mas voltou a jogar em 1948, após a Segunda Guerra Mundial, sendo registrado na liga regional da Seconda Divisione. Em 1959, após a reestruturação das ligas de futebol, o Chievo foi admitido para jogar a Seconda Categoria, liga regional colocada a seguir. último na pirâmide do futebol italiano. Naquele ano, o Chievo mudou seu nome para Cardi Chievo após um novo patrocinador e foi rapidamente promovido à Prima Categoria, da qual sofreu seu primeiro rebaixamento em 1962.

Em vêneto a equipe é chamada Ceo, mesmo que o apelido mais famoso no resto da Itália seja "I mussi" ou "I mussi che voła", ou em português "Burros voadores", ironicamente atribuído em resposta as provocações dos fãs do Hellas Verona. Durante a sua história o clube trocou de nome seis vezes.

O Chievo está em uma situação única no futebol italiano, sendo o único clube proveniente de uma pequena cidade a ter "escalado a pirâmide do futebol" até chegar ao topo na Série A: a associação teve, ao longo de sua história, um aumento notável, da série amadora até chegar a cúpula do futebol profissional. Na verdade, ganhou a promoção para a Serie C2 em 1986, o clube em 1989 foi promovido a Serie C1, e, em 1994 para a Serie B. Graças à histórica promoção à Serie A em 2001, ganhou grande atenção da mídia e tornou-se conhecido pelo público em geral. A partir da chegada, da equipe que era apenas distrital, ao topo do futebol italiano, ela começou a ser vista como um grande clube e como um exemplo de uma boa gestão empresarial, e passou a ser vista como um modelo para outras equipes.

Em 2002, estreou também no futebol europeu e competiu na Liga Europa da UEFA, enquanto em 2006 participou da fase eliminatória da UEFA Champions League, graças às aplicações das penalidades que rebaixaram a Juventus para a Serie B, além de terem removido pontos de Fiorentina, Lazio e Milan. Foi rebaixada a Serie B na temporada 2006-07, no ano seguinte se recuperando ao ganhar tal competição. 

Em julho de 2021, Chievo foi expulso da Série B para a temporada 2021-22 porque não conseguiu provar sua viabilidade financeira devido ao pagamento de impostos pendentes. O clube argumentou haver um acordo em vigor durante a pandemia da Covid-19 que lhes permitia repartir os pagamentos por um período mais longo. Entretanto, após três recursos sem sucesso, a decisão de barrar Chievo Verona de se registrar na Série B foi mantida, com Cosenza tomando seu lugar na Série B. Como resultado, eles foram considerados efetivamente falidos, o que significa que tiveram que reiniciar o clube a partir da Série D. 

Durante o mês seguinte, o ex-capitão Sergio Pellissier liderou a busca de um novo grupo proprietário para permitir que a equipe competisse na Série D. Entretanto, em 21 de agosto, Pellissier anunciou em uma postagem no Instagram que nenhum proprietário foi encontrado a tempo para o prazo de registro da Série D, o que significa que o clube deixaria de existir. Em agosto de 2021, a equipe foi dissolvida das divisões profissionais após dívidas com a federação italiana. Atualmente está sem divisão.

Nossa versão foi feita em lentes de 45mm e arte baseada nos antigos Brianezi da quarta fase.

Comentários