ESTANCIANO EC, DE ESTÂNCIA-SE

Esse é o Estanciano Esporte Clube, um clube de futebol da cidade de Estância, no estado de Sergipe. Atualmente disputa a segunda divisão estadual.

Foi fundado em 1956 e suas cores são o verde e o amarelo. O apelido do clube é "Canarinho do Piauitinga". Manda seus jogos no Estádio Governador Augusto Franco.

O principal rival do Estanciano é o Sport Clube Santa Cruz com quem realiza o chamado Clássico do Piauitinga. Mas, atualmente o rival está desativado profissionalmente.

Após um longo período afastado do futebol profissional, depois de passar por uma séria reestruturação financeira e organizacional do departamento de futebol, a equipe voltou a disputar a Série A2 do estadual.

Em 2012 o clube conquistou o vice-campeonato estadual da série B, perdendo a final para o América de Propriá. De volta à primeira divisão, terminou as edições de 2013 e 2014 no quarto lugar até que fez história em 2015.

Apesar de não conseguir ficar com o título estadual, o vice para o Confiança encheu de orgulho o torcedor canarinho. A campanha rendeu ao clube uma vaga em uma competição nacional pela primeira vez na história. E o Estanciano surpreendeu ao chegar nas oitavas de final da Série D, sendo eliminado pelo River-PI.

O ano seguinte chegou como um dos mais importantes da história do clube, porém, é mais lembrado pelo lado negativo. Mesmo com um orçamento foi bem maior que o habitual, o Canarinho viveu uma turbulência em que em menos de quatro meses teve três técnicos. As mudanças abruptas refletiram nas más campanhas no estadual e na Copa do Nordeste. A equipe ainda foi eliminada na primeira fase da Copa do Brasil pelo Paraná.

E o momento ruim se arrastou até 2017. As sete derrotas nos 15 jogos disputados no Campeonato Sergipano daquele ano acabaram com o rebaixamento para a segunda divisão. Em 2018, o Canarinho pareceu ter organizado a casa e chegou na decisão da Série A2. Após um empate em 1 a 1 no jogo de ida, o Estanciano foi superado pelo Guarany por 2 a 1 no jogo de volta. Com a derrota, o Canarinho teve que se contentar em mais uma vez jogar a segunda divisão do estadual.

Entre 2019 e 2021 o torcedor viu campanhas medianas até que em 2022 o Estanciano chegou em mais uma decisão da Série A2. Desta vez, o lugar na final já garantiu a participação na elite do futebol sergipano.

Para a alegria de seus torcedores, o clube conseguiu voltar a primeira divisão no final de 2022. Infelizmente a alegria durou pouco dessa vez. O Estanciano passou o ano de 2023 fugindo do rebaixamento, mas escapou. Em 2024, porém, o clube não conseguiu se manter e foi rebaixado. Voltou à segunda divisão sergipana em 2025.

Nossa versão foi montada com lentes de 45mm e arte própria. Esse é o oitavo clube sergipano da coleção. Os outros são Sergipe, Confiança, Itabaiana, Lagarto, Freipaulistano, Dorense e Olímpico.

Comentários