LEEDS UNITED, DA INGLATERRA, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Esse é o Leeds United Football Club, um clube de futebol da cidade de Leeds, da região de Yorkshire, Inglaterra. O clube ficou fora da primeira divisão inglesa por 16 anos, voltou após vencer a Championship de 2019/20, porém foi rebaixado novamente na temporada 2022/23.

Fundado em 1919, sua origem vem do Leeds City FC, fundado em 1904 e eleito como membro da Liga em 1905. O crescimento do Leeds City ia bem até 1919, quando foi forçado a se desfazer como punição a alegações de pagamentos ilegais a jogadores durante a Primeira Guerra Mundial. Ainda em 1919, o Leeds City foi recriado, agora como Leeds United FC, tendo sido convidado a entrar para a Midland League ocupando o lugar vago deixado pelas reservas da cidade de Leeds. 

Desde então o clube viveu uma sequencia de quedas e retornos para a primeira divisão inglesa até a chegada do gerente e ex-jogador Don Revie, em 1961. Sua administração começou com o clube novamente em dificuldades financeiras e só escapou de ser novamente rebaixado para a terceira divisão na temporada 1961-1962 no último jogo da temporada. Revie implementou uma política de reestruturação, inclusive com uma mudança na cor do uniforme, todo branco no estilo do Real Madrid, trazendo o clube novamente a promoção para a primeira divisão em 1963-1964.

Em seus 13 anos no comando, Revie guiou o Leeds a dois títulos do campeonato de futebol da Primeira Divisão, uma Taça de Inglaterra, uma Taça da Liga, Duas Taças da cidade, um título Football League Second Division e um Charity Shield, chegando a finais e semifinais de muitos outros torneios importantes, como a Champions League.

Com a saída de Revie o clube voltou a viver uma época de sobe e desce entre a primeira e segunda divisão, até que em 1988 o técnico Howard Wilkinson levou a equipe de volta a Primeira Divisão em 1989-90. Sob o comando de Wilkinson o Leeds terminou em 4 º em 1990-1991 e em 1991/92 o Leeds conquistou seu terceiro título inglês. 

Nos anos 2000 acabou entrando em crise financeira. Rebaixado em 2004, chegou a cair para a Terceira Divisão Inglesa, na qual permaneceu até 2010, quando conseguiu subir para segunda divisão, e, finalmente a partir de 2020 voltou a disputar a Premier League, após ter conquistado o título de campeão da Segunda Divisão da Temporada 2019-20. 

Na Premier League o clube fez uma reestreia razoável na temporada 2020/21, mas caiu de rendimento em 2021/22, quando dispensou El Loco Bielsa e ficou quase toda a temporada fugindo do rebaixamento. Mas o pior viria em 2022/23. Em uma campanha que terminou com apenas 7 vitórias em 38 jogos, além da 3ª defesa mais vazada da competição (-30), o clube apostou em Sam Allardyce nos últimos compromissos da temporada, com uma atrativa proposta. Além das 500 mil libras (R$ 3,1 milhões nas cifras atuais) que o técnico recebeu pelas quatro partidas em que comandou o Leeds, Allardyce ganharia um "bicho" de 3 milhões de libras (R$ 18,75 milhões) se livrasse a equipe do rebaixamento. Resultado, o Leeds somou apenas um ponto nos quatro jogos sob o comando do treinador e terminou na 19.º posição, com apenas 31 pontos.

Logo após o fim da temporada, a equipe de futebol americano San Francisco 49ers comprou 100% do Leeds United. Os 49ers, por meio da empresa de investimentos 49ers Enterprises, já possuíam 44% das ações do Leeds United. Os 56% restantes pertenciam ao empresário italiano Andrea Radrizzani. Com o acordo, a franquia da NFL adquiriu as ações pertencentes a Radrizzani.

Como principais títulos, além de vencer a Liga Inglesa três vezes, o clube terminou como vice outras cinco, venceu a FA Cup e a Copa da Liga Inglesa por uma vez cada uma, tendo como maior destaque internacional o vice-campeonato da Liga dos Campeões da UEFA em 1975, além de duas conquistas da Taça das Cidades com Feiras.

A nova versão foi montada com arte baseada nos antigos Brianezi em lentes brancas de 45mm.

Dica: Digite Inglaterra no campo de busca desse blog e veja a maioria dos clubes ingleses da coleção, além da maior parte das seleções inglesas.

Comentários