WOLFSBURG, DA ALEMANHA, DE ROUPA NOVA

Esse é VfL Wolfsburg-Fußball GmbH em uma versão inspirada no time campão da Bundesliga 2008/09. Além do título já citado, os Lobos foram campeões da Copa da Alemanha, em 2014-15 e vice-campeão em 1995. Também em 2015, o Wolfsburg ganhou a Supercopa da Alemanha em cima do Bayern München. 

Em 1938, a cidade de Wolfsburg foi fundada por operários da indústria automobilística. Em 1945, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, surgiu o VSK Wolfsburg, time de futebol do município. Desde o seu começo, a agremiação já usava as cores verde e branca que são a marca da equipe atualmente, simplesmente porque o treinador Bernd Elberskirch tinha dez camisas nessas cores à sua disposição. Lençóis brancos doados pelo público foram costurados pelas mulheres para a fabricação de calções.

Depois de uma grave crise que quase encerrou as atividades do clube logo no primeiro ano, o time passou a ser patrocinado pela empresa automobilística Volkswagen, que possui ainda hoje 95% dos direitos do clube, e passou a ser uma agremiação poliesportiva organizada e frequentada por trabalhadores da Volkswagen. Atualmente o clube abrange 29 departamentos de esportes, sendo o futebol o mais conhecido.

Durante a maior parte de sua história, o time de futebol do Wolfsburg jogou nas divisões inferiores do Campeonato Alemão, oscilando principalmente entre a segunda e a terceira divisão. Durante a década de 90 o clube conseguiu se organizar e saiu da terceira divisão para a primeira divisão alemã na temporada 1997/98.

Em sua primeira temporada na primeira divisão, o Wolfsburg lutou durante todo o campeonato contra o rebaixamento. Entretanto, logo na seguinte, terminou em sexto na Bundesliga e se classificou pela primeira vez para uma competição europeia, a Copa da UEFA.

Depois de conseguir algum sucesso na divisão principal, mas nunca lutando pelo título, a equipe caiu de rendimento nas edições do Campeonato Alemão nas temporadas 2005-2006 e 2006-2007, nas quais brigou contra o descenso, conseguindo contudo a salvação ao ficar em décimo-quinto lugar nas duas temporadas.

Já na temporada 2007-2008, o VfL alcançou o surpreendente 5º lugar, garantindo vaga na Copa da UEFA, feito que não acontecia há quase 10 anos. O clube contratara o ex-gerente de futebol do Bayern de Munique, Felix Magath. No certame internacional, ficou em 1º no grupo que tinha o Heerenveen, Milan, Portsmouth e Sporting Braga. Já na segunda fase, o Wolfsburg foi eliminado pelo Paris-Saint-Germain, da França.

Na temporada 2008-2009 o clube montou um time bastante competitivo, conquistou o inédito título do Campeonato Alemão e ainda teve o artilheiro e vice-artilheiro da competição, Grafite, com 28 gols, e Džeko, com 26. Aliás, se você nunca viu o golaço do Grafite sobre o Bayern Mücnhen nesse ano, veja.

Arte própria sob lentes de 45 mm.

Comentários