Esse é o Fudbalski Klub Crvena Zvezda, mais conhecido no Brasil como Estrela Vermelha. É um dos times maios populares da República da Sérvia e é o único clube de origem eslava a vencer a UEFA Champions League, em 1991. Seu maior rival é o Partizan, também da cidade de Belgrado.
O Estrela Vermelha foi o último campeão do Campeonato Iugoslavo de Futebol, antes da dissolução do país (temporada 1990/91), assim como o primeiro campeão do campeonato na Nova Iugoslávia (1991/92). Anos depois, foi também o último campeão do Campeonato Servio-Montenegrino antes da separação dos países na temporada 2005/06 - ano em que fez a dobradinha vencendo também a Copa da Sérvia e Montenegro. O clube também foi o primeiro campeão do recém-criado Campeonato Sérvio (2006/07), fazendo outra dobradinha, conquistando também a Copa da Sérvia.
Seu período áureo foi em 1991, ano em que conquistou tanto o Campeonato Iugoslavo quanto a Liga dos Campeões da UEFA e a Taça Intercontinental. A equipe era a base da seleção de seu país, considerada a melhor de sua história.
Para entender os seus títulos nacionais precisamos entender um pouco da divisão da Iugoslávia. A partir de 1992, o campeonato nacional foi jogado com a Iugoslávia dividida (já sem os clubes de Croácia, Bósnia e Herzegovina, Eslovênia e Macedônia do Norte), e de 2003 até 2006 o país passou a se chamar Sérvia e Montenegro, e, então no ano de 2006 foi realizado um plebiscito, separando as duas repúblicas, e a equipe passou a integrar o Campeonato Sérvio de Futebol.
O Estrela Vermelha foi o maior campeão na época da Iugoslávia, com 22 títulos de campeão iugoslavo e 19 copas da Iugoslávia. Também foi o maior vencedor na época da Sérvia e Montenegro e é o maior vencedor do atual campeonato Sérvio, com 5 títulos do campeonato e 4 títulos da copa Sérvia.
O time foi confeccionado em lentes de 45mm e cores alternativas
Comentários
Postar um comentário