SELEÇÃO DA ALEMANHA, DE NOVA ROUPA VELHA

Essa é a seleção alemã de futebol, organizada pela Federação Alemã de Futebol e representa a Alemanha nas competições de futebol da UEFA e FIFA. É uma das seleções de futebol mais bem sucedidas do mundo, tanto que os ingleses costumam dizer que futebol é um jogo de 11 contra 11 e que no final a Alemanha vence. 

O primeiro jogo da seleção alemã foi contra a Suíça, no ano de 1908, com vitória dos suíços por 5 a 3. Já naquela época as cores utilizadas nos uniformes foram a tradicional combinação de camisa branca com calção preto, mas a camisa tinha uma larga listra vertical preta com uma águia no peito. A camisa alemã é uma daquelas que não apresenta as cores da própria bandeira. As cores foram escolhidas em referência ao antigo Estado da Prússia, cuja bandeira era branca com faixas pretas e a águia imperial.

A seleção da Alemanha já teve muita interferência política, servindo como propaganda governamental no período entre guerras e foi também a seleção da Alemanha Ocidental, de 1945 a 1990, mudando o nome depois para seleção Alemã, devido a Reunificação Alemã.

Não participou de apenas duas Copas do Mundo: 1930 e 1950. No caso de 1930, a Alemanha não se inscreveu, agindo como a maior parte das seleções europeias, que não se interessaram por aquela Copa. No caso de 1950, a participação alemã na Copa foi impedida pela FIFA, no contexto da ocupação do país no pós-Segunda Guerra Mundial. A seleção alemã, desta maneira, se classificou para todas as Copas do Mundo para as quais se inscreveu nas Eliminatórias e teve o direito de participar, não tendo jamais falhado em se classificar nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Brasil e Alemanha são os únicos países que jamais falharam em passar pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. 

É uma das seleções de futebol mais bem sucedidas do mundo, participando de oito finais de Copas do Mundo, ganhando quatro delas. É o país que mais vezes chegou entre os semifinalistas, com 13 aparições, além de ser o detentor do maior número de medalhas no torneio, com 12 (quatro ouros, quatro pratas e quatro bronzes). Após o Brasil, é a seleção que conquistou o maior número de vitórias e tem o recorde de gols marcados e o maior número de jogos disputados), em 18 participações no torneio.

Chegou a seis finais da Eurocopa, vencendo três, sendo o único país a ter conquistado as Copas do Mundo masculina (1954, 1974, 1990 e 2014) e feminina (2003 e 2007). Até 2017, era o único país a conquistar a Eurocopa nas suas versões masculina (1972, 1980 e 1996) e feminina (1989, 1991, 1995, 1997, 2001, 2005, 2009 e 2013). Em 2017, os Países Baixos igualaram este feito ao conquistar a Eurocopa feminina (já havia sido campeã masculina em 1988), mas a Alemanha permanece com o maior número absoluto de títulos no torneio (3 no masculino, empatada com a Espanha, e 8 no feminino). Esse cartel torna o futebol do país, em termos de seleções nacionais, o mais vitorioso do mundo, com a maior quantidade de conquistas dentre os títulos mais importantes do futebol mundial (que, para a FIFA, são as Copas do Mundo).

A Seleção Alemã é muito conhecida também por ter jogadores muito talentosos, como Franz Beckenbauer, um dos melhores jogadores da historia do futebol; Gerd Müller, o terceiro maior artilheiro das Copas do Mundo da FIFA e o segundo maior artilheiro da Seleção Alemã, superado apenas por Miroslav Klose, que é também o maior artilheiro da história das Copas do Mundo; Lothar Matthäus, um dos gênios do futebol e o primeiro ganhador do prêmio de Melhor Jogador do Mundo da FIFA, que é também o recordista de todos os tempos em jogos disputados em Copas do Mundo, com 25 no total, entre as edições de 1982 e 1998.

A nova versão foi feita em lentes de 45mm com arte baseada nos antigos Gulliver da década de 1980, igualzinho um que eu tinha quando era criança. A versão trouxe sorte, já que venci a Euro GFB desse ano com ele.

Comentários