YPIRANGA, DE SALVADOR-BA, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Esse é o Esporte Clube Ypiranga, um clube de futebol com sede em Salvador, no estado da Bahia, Brasil. É um dos clubes mais tradicionais do estado da Bahia tendo sido campeão baiano por 10 vezes.

O clube teve origem com a fundação do Sport Club 7 de Setembro, no início do século XX. Sem recursos, os jogadores treinavam em um terreno baldio e de vez em quando nos terrenos da Companhia de Carruagens da Bahia, com bolas de meia e papo de boi, pois não havia recursos para comprar material esportivo na época - manter a parte administrativa poderia ser custosa para sujeitos que, a princípio, mal tinham condições que comprar uma bola nova. A sorte do Ypiranga mudaria definitivamente quando, em 1914, quando o mesmo grupo que fundou o S. C. 7 de Setembro e o transformou em Sport Club Ypiranga resolve pela terceira vez reviver o Ypiranga. Resolve-se convidar para presidente do clube Dr. Augusto Maia Bittencourt, ex-presidente da Liga Bahiana de Sports Terrestres e do Sport Club Vitória.  Conhecedor do esporte, Augusto Maia tinha condições de organizar a parte administrativa do clube, otimizar custos, entre outras benesses, uma das primeiras ações do novo presidente, por exemplo, foi pedir a mudança das cores do clube de "verde e amarela para preta e amarela" alegando que tem em seu poder lindas camisas de seda, linhas verticais naquelas cores que assim, como medida de economia poderiam ser aproveitadas.". Dr. Augusto Maia levou o Ypiranga a um nível jamais imaginado entre os seus fundadores. Uma gestão impecável. As previsões de que o clube cresceria com a presidência de Augusto Maia foram confirmadas quando no mesmo ano se filiou à Liga Brasileira de Sports Terrestres, que substituíra a Liga Bahiana de Sports Terrestres em 1913, vencendo a temporada de 1917 e 1918. Entre 1914 e 1922, período em que foi presidente, Augusto Maia levou o Ypiranga a um nível jamais imaginado entre os seus fundadores. 

O Esporte Clube Ypiranga é a síntese da união dos pobres da cidade, que queriam se integrar construindo um tempo novo, rompendo com privilégios das elites enraizadas pelo escravismo do antigo regime imperial. O Ypiranga não é o time que apenas permitia que negros e pobres figurassem no seu elenco, de maneira oportunista e utilitária. Ele foi fundado e dirigido por esses segmentos, seus torcedores eram os excluídos sociais e quem se identificava com esses. Os primeiro uniformes do clube era camisa verde, calção branco, depois trocado por camisa toda preta, calção branco. O uniforme listrado passou a ser utilizado em 1911. Depois, a camisa amarela entrou no guarda roupa. A partir de então o Esporte Clube Ypiranga figurou com destaque no futebol baiano, ganhando 10 títulos estaduais (sete de forma invicta), assim como também 10 vezes ficou como segundo colocado. Já na Segunda Divisão estadual, o clube detém 2 títulos, um conquistado em 1983 e outro em 1990 (de forma invicta). A categoria Juvenil do Ypiranga também conquistou diversos títulos ao longo dos anos

Atualmente o clube é o terceiro maior campeão do Campeonato Baiano atrás apenas do Vitória e Bahia. Além disso, já venceu um campeonato inter-regional e vários outros estaduais, sendo um dos maiores clubes nordestinos em títulos interestaduais.

Nossa versão foi montada em lentes de 45mm e arte semelhante aos antigos Brianezi.

Comentários