Esse é o Hannoverscher Sportverein von 1896 e. V., um clube esportivo da cidade de Hannover, na Alemanha. Venceu duas vezes o campeonato alemão, antes da criação da Bundesliga.
Foi fundado em 1896, na cidade de Hannover, por sugestão de Ferdinand-Wilhelm Fricke, fundador do clube de rugby FV 1878 Hannover. O interesse inicial era voltado para o atletismo e o rúgbi. Posteriormente o futebol veio a fazer parte da associação. Em 1913, houve a união com o Ballverein Hannovera von 1898 para a formação do Hannoverscher Sportverein (HSV) von 1896.
As cores sociais do Hannoverscher FC eram preto, branco e verde, ainda que a equipe jogasse com uma camisa azul, enquanto o Ballverein vestia camisa vermelha. Após a fusão, o novo time decidiu manter as cores sociais preto, branco e verde, no entanto, jogar com camisas vermelhas, recebendo assim o apelido de "os vermelhos". Atualmente a primeira camisa manteve a cor vermelha, enquanto a segunda e terceira camisa levam as cores sociais.
Como muitas organizações alemãs, o clube foi dissolvido após a Segunda Guerra Mundial pelas tropas aliadas. Foi reconstituído em agosto de 1945 e no mês sucessivo um time misto, formado por atletas do Hannover 96 e do Arminia Bielefeld, jogou o seu primeiro jogo do pós-guerra contra uma equipe de militares britânicos.
O time voltou a atuar profissionalmente em 1947, na então primeira divisão, a Oberliga Nord, sendo rebaixado. Em 1949, contudo, voltou à elite do futebol alemão. A segunda aparição do Hannover 96 em uma final nacional aconteceu em 1954, quando derrotou de forma contundente o Kaiserslautern por 5 a 1. A equipe derrotada continha cinco jogadores da Seleção Alemã, que naquele ano havia vencido de maneira surpreendente a Copa do Mundo, naquele que foi definido o Milagre de Berna, a final contra a Hungria, de Puskas.
Venceu sucessivos troféus no campeonato alemão amador, em 1960 e 1964. A primeira participação em uma competição europeia foi a da Copa das Feiras - antecessora da atual UEFA Champions League. Na primeira fase, o Hannover afrontou a Roma e foi eliminado após uma derrota por 3 a 1, em casa, na partida de ida. Na Itália, a equipe alemã não passaria de um empate em 1 a 1.
Em 1963, surge a Bundesliga, a nova liga de futebol profissional da Alemanha, que incluiu dezesseis equipes alemãs na primeira divisão. Naquela temporada, o Hannover atuou na Regionalliga Nord (uma das ligas do segundo escalão da época), mas conseguiu o acesso para a série imediatamente superior no ano seguinte. Na primeira temporada do clube na bundesliga, em 1964-1965, conquistou um surpreendente quinto lugar, o qual permaneceu a melhor colocação do clube na máxima série alemã. O time ficou a apenas oito pontos do campeão Werden Bremen. Na mesma temporada o elenco sub-23, o Hannover II, conquistou o terceiro campeonato nacional amador alemão.
O Hannover se manteve em alto nível por uma década, se classificando de maneira estável na parte baixa da classificação na Bundesliga, obtendo três participações na Copa da Feiras, sendo eliminado na primeira fase pelo Napoli, em 1968 e Ajax, em 1970. Na terceira vez, capitulou nas oitavas de final, em 1969, diante do Leeds United. Participou pela primeira vez com sucesso, em 1967, da Copa Intertoto, superando em seu grupo, o 2B, Lokomotive Leipzig, IFK Norrköping e Rapid Viena. Pela mesma competição venceria novamente a sua chave nas edições de 1972 e 1973.
Sofreu o descenso à Zweite Bundesliga, a segunda divisão, na temporada 1973-1974. Na primeira temporada o Hannover venceu o campeonato, mas na temporada sucessiva não conseguiu evitar o décimo-sexto lugar sendo novamente rebaixado. Dezessete dos vinte anos seguintes seriam percorridos na segunda divisão.
O clube atravessou problemas financeiros no fim dos anos 1970 e novamente na primeira parte dos 1990. Em 1992, dirigido por Micheal Lorkowski, venceu surpreendentemente a Copa da Alemanha, a DFB-Pokal, contribuindo para sanear o caixa societário. A decisão da Copa da Alemanha de 1992, contra o Borussia Mönchengladbach, terminou com o resultado de 0 a 0 e a partida foi para os tiros na marca do pênalti. O Hannover se sagrou vencedor por 4 a 3 e o arqueiro Sievers defendeu dois penais dos adversários, sendo o herói da conquista. Era a primeira vez que uma equipe de uma série inferior vencia a Copa da Alemanha.
O ponto mais baixo da equipe foi a temporada 1995-1996, quando se preparava para festejar o centenário da própria fundação, o Hannover concluiu o campeonato da segunda divisão apenas no décimo-sexto lugar, a 5 pontos da zona de salvação, e acabou rebaixado à terceira divisão, para amargura de todos os torcedores. O renascimento do clube se completou apenas em 2002 com o retorno à Bundesliga. Naquela temporada o time obteve o recorde de pontos obtidos por uma equipe da Zweite Bundesliga.
Os principais títulos do Hannover são dois campeonatos alemães em 1938 e 1954 (ambos antes da formação da Bundesliga, em 1963) e a Copa da Alemanha de 1992.
Nossa nova versão foi montada em lentes de 45mm com arte semelhante aos antigos Brianezi.
Comentários
Postar um comentário