1899 HOFFENHEIM, DA ALEMANHA

Esse é o Turn und Sportgemeinschaft 1899 Hoffenheim e. V., um clube de futebol alemão situado em Hoffenheim, um subúrbio de Sinsheim, no estado de Baden-Württemberg, na Alemanha. Está na primeira divisão alemã desde sua temporada de estreia, em 2009/10.

Foi formado em 1945, quando o clube de ginástica Turnverein Hoffenheim (fundado em 1899) e o clube de futebol Fußballverein Hoffenheim (fundado em 1921), se fundaram. Durante grande parte de sua história, o clube participou apenas de torneios locais.

Somente por volta de 1990 que a história mudou, quando o magnata Dietmar Hopp, co-fundador da empresa de software SAP, retornou ao clube de sua juventude como um apoio financeiro. Suas contribuições geraram resultados quase imediatos: em 2000 o Hoffenheim venceu a Verbandsliga e foi promovido para a quarta divisão (Oberliga Baden-Württemberg). Com outro primeiro lugar o clube foi promovido até a Regionalliga Süd (III) para a temporada 2001-02. Terminaram em 13º na sua primeira temporada na Regionalliga, mas melhoraram significativamente no ano seguinte, obtendo um quinto lugar.

O Hoffenheim terminou em quinto e sétimo nas próximas duas temporadas, antes de melhorar para o quarto lugar em 2005-06, para ganhar o seu melhor resultado até então. O clube fez sua primeira partida pela Copa da Alemanha em 2003-04 e foi bem, avançando para as quartas de final, eliminando o Eintracht Trier e Karlsruher ambos da 2. Bundesliga e o Bayer Leverkusen, clube da Bundesliga, antes de perder para o Lübeck da 2. Bundesliga.

Nesta época o clube se envolveu em uma negociação se fundir com o Astoria Walldorf e o Sandhausen, criando o FC Heidelberg 06, mas em 2005 as negociações foram abandonadas devido à resistência dos dois últimos clubes, e pela falta de acordo sobre onde o novo estádio devia estar localizado em Heidelberg ou Eppelheim. 

Em 2006, o clube procurou melhorar o seu elenco e a equipe técnica ao trazer jogadores com vários anos de experiência na Bundesliga alemã, como Jochen Seitz e Tomislav Marić, com a contratação do técnico Ralf Rangnick, ex-dirigente e técnico de equipes da Bundesliga como Hannover 96, Schalke 04, Stuttgart e Ulm 1846, para um contrato de cinco anos. O investimento valeu a pena na temporada 2006-07 com a promoção do clube à 2. Bundesliga depois de terminar em 2º a Regionalliga Süd.

Surpreendentemente, o clube passou apenas uma única temporada na 2. Bundesliga, onde terminou em 2º lugar e recebeu a promoção automática para a Bundesliga 2008-09. Já na temporada 2008-09 o Hoffe supreendeu a Bundesliga, ao conseguirem o inesperado 1º lugar durante o inverno, com 35 pontos, assim, ganhando o título "não oficial" "Herbstmeister" (outono-campeão). No entanto, eles sofreram um duro golpe durante a pausa de inverno, quando o bósnio Vedad Ibišević, que foi artilheiro da Bundesliga na primeira metade da temporada européia, rompeu um ligamento durante um jogo-treino contra o Hamburgo. Sem sua maior força ofensiva, o Hoffenheim cairia para a 7.ª posição, uma posição respeitável para um time recém-promovido da 2. Bundesliga.

Desde então o clube segue na elite do futebol alemão, tendo como seus melhores resultados um terceiro lugar em 2017/18 e um quarto lugar em 2016/17. Por hora o jogador com mais atuações pelo clube foi o bósnio Sejad Salihović, com 249 partidas e 67 gols entre 2006–2015. O maior artilheiro do clube  é o croata Andrej Kramarić, que está no clube desde 2016 e marcou 105 gols (até 09/03/2025 - quando editamos essa matéria). 

Nossa versão foi montada com arte própria em lentes de 45mm.

Comentários