ITAPERUNA EC, DE ITAPERUNA-RJ

Esse é o Itaperuna Esporte Clube, uma agremiação esportiva da cidade de Itaperuna, no noroeste do estado do Rio de Janeiro. No final de 2023 o clube foi excluído da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.

A primeira bola de futebol chegou em Itaperuna em 1911 e as primeiras partidas registradas do esporte foram disputadas na Fazenda Porto Alegre, na Av. Zulamith Bittencourt.

Em 1989, a cidade de Itaperuna comemorou seu centenário de fundação. Em 21 de julho daquele ano, após a participação do Porto Alegre, fundado em 1915, no Campeonato Estadual, ficou definida a fusão deste clube com o Unidos e o Comércio e Indústria - ambos amadores, mas velhos rivais do campeonato local - para a criação do Itaperuna Esporte Clube, que herdaria a vaga do Porto Alegre no Campeonato Estadual a partir de 1990.

Único clube profissional entre os três formadores, o Porto Alegre ganhou destaque depois de subir duas divisões em dois anos, quando deu as caras na primeira divisão estadual em 1987. Logo no primeiro ano venceu o Flamengo, na terceira rodada, por 2x0. Era o Flamengo de Zico, Kita, Sócrates e outros. 

Mas o sucesso do Porto Alegre também se deve as pessoas que estavam nos bastidores. Assim como o Bangu, o Porto Alegre também tinha seu bicheiro. Se no clube da zona oeste do Rio, Castor de Andrade era a autoridade, no Itaperuna era Roberto Sued quem ajudava a fechar as contas no fim do mês.

Ainda em 1989, a primeira competição disputada pelo Itaperuna foi o Campeonato Brasileiro da Série B no segundo semestre daquele ano, no qual fez a melhor campanha sua história. Na primeira fase, no Grupo "H", se classificou em primeiro lugar, ficando o Americano em segundo. Os dois primeiros se habilitaram às oitavas de final. Foram eliminados Cabofriense, Rio Branco (ES), Desportiva e Colatina. O Itaperuna veio a eliminar o Treze nas oitavas. Porém, nas quartas de final, foi superado pelo Remo, ficando na sétima colocação geral, a melhor de um clube fluminense naquele ano. Subiram Bragantino e São José (SP).

Em 1990, na estreia no estadual, o Itaperuna repetiu a boa campanha do ano anterior ao final da disputa da Taça Guanabara, e ficou em quinto lugar, à frente de America, Americano, Bangu, Campo Grande, Cabofriense, América de Três Rios e Nova Cidade. Ao término no segundo turno, a Taça Rio, o time ficou na lanterna. No cômputo total ficou em nono lugar, à frente de Campo Grande, Cabofriense e Nova Cidade.

Em 1990, no Campeonato Brasileiro da Série B, passou novamente da primeira fase. Na segunda, terminou empatado em todos os critérios na segunda colocação com o Sport Recife - e atrás do Operário (PR) e à frente do Remo. Houve a necessidade de um sorteio para a definição do classificado, realizado na sede da CBF no dia 19 de novembro, e no qual o Sport saiu vencedor. 

Em 1991, ainda na Série B, ficou apenas na 27ª colocação. E no ano seguinte disputou pela última vez a Segunda Divisão, terminando na 25ª posição. Em 1995, em sua última participação numa competição nacional, disputou o Campeonato Brasileiro da Série C e ficou na 78ª posição entre 107 times. 

Após alguns anos da fundação do Itaperuna, depois de muita pressão da oposição, Roberto Sued deixou o clube, que dali em diante, faria campanhas discretas no estadual. O clube foi rebaixado à segunda divisão estadual, conseguiu voltar pouco depois, para ser rebaixado novamente em seguida.

Em 2001, apresentando sérios problemas financeiros, o Itaperuna foi para a fase preliminar do Carioca e  não passou de um modesto quinto lugar. A goleada de 6 a 2 sobre o São Cristóvão seria a despedida da elite. No ano seguinte, o clube anunciaria a saída do futebol profissional.

Anos depois voltaria, mas sem empolgar. Em 2017, o Itaperuna confirma sua participação na série C (quarta divisão) do carioca, voltando aos gramados após um longo período de crise. No seu retorno, ficou em 8o lugar, entre 17 equipes, com 7 vitórias em 16 partidas.  A última competição profissional foi a Série C de 2019, quando caiu na Fase Preliminar, eliminado por Arturzinho e Paraíba do Sul.

Em 2023 a FERJ excluiu o Itaperuna mais 7 clubes da federação, baseada em seu estatuto, que exclui do quadro de filiados os clubes que ficarem dois anos seguidos sem disputar competições da FERJ sem uma licença específica. 

Nossa versão foi montada com arte própria em lentes de 45mm.

Comentários