Esse é o Esporte Clube Próspera, um clube de futebol da cidade de Criciúma - SC. Atualmente disputa a primeira divisão do campeonato catarinense.
O Próspera foi fundado em 1946, por trabalhadores da Mina Carbonífera Próspera, da cidade de Criciúma, Santa Catarina. A ideia era formar um time de futebol para participar dos campeonatos regionais da região carbonífera, mais especificamente o da LARM - Liga Atlética da Região Mineira.
Não há registros de que a mina carbonífera tenha dado apoio ou subsídios para a formação do clube. A empresa foi adquirida pelo estado em 1943 como empresa de economia mista, e estatizada em 1953. Ou seja, é muito pouco provável que de 1943 em diante o clube possa deve ter recebido qualquer suporte da empresa.
O Próspera vinha disputando torneios regularmente até a década de 90, quando foi rebaixado no estadual e passou alguns anos com o departamento profissional de futebol inativo.
Em 1999 o Próspera tentou uma nova abordagem no seu departamento de futebol. Com uma parceria com empresários locais, o clube buscava descobrir novos talentos a serem lapidados no clube e vendidos por preços elevados. A parceria não se mostrou das mais duradouras e em 2011 o clube voltou a se licenciar do futebol profissional.
Em 2016 as categorias de base passaram por uma grande restruturação, com a profissionalização das categorias Sub-15 e Sub-17. Em 2018, o clube voltou a disputar competições profissionais no Campeonato Catarinense de Futebol da Série C. Ao fim da competição, tornou-se campeão e conquistando o acesso para a série B de 2019. Em 2020, sagrou-se campeão da Série B do Campeonato Catarinense de Futebol, garantindo o acesso a primeira divisão do campeonato estadual de 2021 - terminando na sexta posição geral, sendo eliminado nas quartas de final pelo Avaí, que viria a ser o campeão.
Seus principais títulos no futebol profissional são o Campeonato Catarinense - Série B de 2020 e dois Campeonatos Catarinenses - Série C, em 2005 e 2018.
Nossa versão foi montada em lentes de 45mm com arte próspera.
Comentários
Postar um comentário