Esse é o Cerâmica Atlético Clube, um clube de futebol brasileiro sediado em Gravataí, Rio Grande do Sul. Atualmente encontra-se licenciado das competições profissionais.
O Cerâmica A.C. foi fundado em 1950 por um grupo de empresários e personalidades locais. Suas cores são preto, verde e amarelo. O primeiro título do clube no futebol de campo amador ocorreu em 1955, no Campeonato Municipal. Em 1958, fundou a Liga Gravataiense de Futebol, juntamente com o E.C Paladino e o Alvi-Rubro, visando organizar a competição local. Ganhou, ainda, as edições de 1966, 1987 e 1988 do Citadino.
O clube foi amador durante a maior parte de sua história, tendo sua primeira partida como profissional realizada no dia 26 de agosto de 2007, com o resultado de derrota por 2 a 1 para o Guarani, pela Copa FGF de 2007, no Estádio Morada dos Quero-Queros, em Alvorada já que seu estádio ainda estava sendo construído.
A primeira vitória do clube como profissionalizado ocorreu no dia 2 de setembro de 2007. Foi contra o Juventude B, no Estádio Alfredo Jaconi, em que o Cerâmica fez 1 a 0, também pela Copa FGF de 2007.
O Cerâmica conseguiu uma façanha logo no ano seguinte. Na Copa FGF de 2008, após terminar em 8º entre nove clubes no seu grupo na primeira fase, o time eliminou o juniores do Grêmio, nos pênaltis, por 3 a 2. Na fase seguinte, os juniores do Internacional também foram eliminados, com o resultado agregado de 6-3 (3-0 e 3-3). Na semifinal, o eliminado foi o Novo Hamburgo, após vencer em casa por 2 a 1 e empatar fora em 1 a 1. O Cerâmica chegou a sua primeira final como profissional logo no seu primeiro ano, mas o clube não levantou o troféu, já que empatou em casa em 0 a 0 com o Pelotas perdeu por 2 a 0 no Estádio Boca do Lobo. Em 2010 chegou a final novamente perdendo para os juniores do Internacional por 3 x 0. A equipe agora busca a Série D do Brasileirão.
O vice-campeonato rendeu ao clube uma participação na Copa do Brasil de 2010 e 20 mil reais oriundos da FGF. Pela competição nacional, foi eliminado na primeira fase, onde jogou contra o Paraná Clube, tendo empatado em casa no primeiro jogo por 1x1 e foi goleado de virada por 6x1 na partida de volta.
Também em 2010 participou da Recopa Sul Brasileira, representando o Rio Grande do Sul devido à recusa do Sport Club Internacional de participar como o campeão da Copa FGF. O Cerâmica sagrou-se campeão depois de derrotar o Brusque de Santa Catarina na final por 1 a 0. Esse é o principal título do clube desde sua fundação.
No ano seguinte, a equipe comandada pelo técnico e ex-jogador do clube, Lico Freitas conseguiu um feito inédito, a classificação do Cerâmica para a primeira divisão do Campeonato Gaúcho de Futebol de 2012. Em quatro anos de profissionalismo, o Cerâmica tem apresentado uma evolução interessante, além disso, disputou o Campeonato Brasileiro de Futebol de 2011 - Série D.
Comentários
Postar um comentário