KILMARNOCK, DA ESCÓCIA, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Esse é o Kilmarnock Football Club, um clube de futebol da cidade de Kilmarnock, Ayrshire, na Escócia. Manda seus jogos no Rugby Park. Atualmente joga na Scottish Premier League e é treinado por Gary Locke.

Fundado em 1869, o "Killie" é o time profissional mais antigo da Escócia. A fundação do clube remonta aos primórdios do futebol organizado na Escócia, com especulações sobre a data de sua fundação em 1868, 1869 ou 1872 frequentemente contestadas. O clube foi fundado por um grupo de homens e meninos apaixonados por esportes, alguns dos quais jogavam críquete durante os meses de verão, além de bocha, quiots, corrida e golfe. Durante o inverno, o grupo não tinha oportunidades esportivas ativas e, no outono de 1868, os membros mais jovens do grupo que frequentavam a Kilmarnock Academy jogaram futebol pela primeira vez na área de Barbadoes Green, em Kilmarnock. O futebol na Escócia naquela época era considerado "bruto" e "desordenado" e, embora popular, nunca havia sido jogado de forma organizada antes. O grupo de entusiastas do esporte mais tarde ficou conhecido como os "pais fundadores" do clube e começou a jogar futebol com seu próprio conjunto de regras, mais semelhantes às do Rugby League, em vez das regras da associação, que se tornaram as regras usadas para um jogo semelhante, também conhecido como futebol, na Inglaterra no final da década de 1850. Um comitê foi formado com a intenção de tornar o jogo mais organizado e, após arrecadar fundos, publicou um anúncio na edição de 2 de janeiro de 1869 do Kilmarnock Standard para uma assembleia geral do "Kilmarnock Foot-ball Club", a ser realizada no Robertson's Temperance Hotel, na Portland Road, em Kilmarnock, na terça-feira, 5 de janeiro de 1869. 

Anos depois o clube não foi considerado elegível para a Liga Escocesa de Futebol, formada em 1890, nem foi considerado elegível para ser incluído em uma segunda divisão. O Kilmarnock Football Club foi finalmente eleito para a Liga Escocesa em 1895 e terminou sua primeira temporada na Liga Escocesa em quarto lugar entre dez times. Em 1920, o Kilmarnock venceu a Copa da Escócia pela primeira vez, derrotando o Albion Rovers em Hampden Park. Isso foi seguido por seu segundo sucesso em 1929, onde derrotou o grande favorito Rangers por 2 a 0 no estádio nacional, diante de uma multidão de 114.708 pessoas. Eles logo chegaram a outra final contra o mesmo adversário em 1932, mas desta vez foram derrotados após um replay,  e o mesmo resultado se seguiu na final de 1938 contra o East Fife, com o Killie desta vez sendo o time que sofreu uma reviravolta.

O rival Celtic tem o recorde britânico de invencibilidade no futebol profissional: 62 jogos (49 vitórias, 13 empates), de 13 de novembro de 1915 até 21 de abril de 1917 - um total de 17 meses e 4 dias, até ser derrotado em casa pelo Kilmarnock na última rodada daquela temporada.

A principal colocação do Kilmarnock em torneios internacionais foi no International Soccer League de 1960. Os vice campeões da Escócia fizeram excelente campanha mas foram derrotados na final pelo Bangu Atlético Clube do Brasil por 2 a 0, em partida realizada em 6 de agosto de 1960 no Estádio Polo Grounds, ficando com o vice campeonato mundial, enquanto o Bangu foi o campeão mundial de futebol de 1960.

Venceram uma vez o campeonato escocês, em 1964/65, e três edições da Copa da Escócia, em 1919/20, 1928/29 e 1996/97; além da Copa da Liga Escocesa de 2011/12. 

Nossa versão foi feita com arte baseada em um modelo antigo em lentes de 45mm.

Comentários