Esse é o Calcio Catania, um clube de futebol italiano da cidade de Catania. É um dos clubes mais polêmicos da Itália, com diversas punições e ações judiciais. Por consequência de graves crises financeiras, teve sua falência decretada em 2022 sendo novamente excluído da Serie C italiana. O time foi revivido e terá que jogar a Serie D em 2022-23 com um novo nome.
O clube foi fundado em 1908, acabou desaparecendo durante a Segunda Guerra Mundial e refundado em 1946, após o fim do conflito. O elefante foi adotado como um dos símbolos da equipe. Segundo uma antiga lenda, um elefante liberou o território de Catania de todos os animais nocivos. Por este motivo, os habitantes, gratos, escolheram este animal como símbolo da cidade. Surpreendentemente, a lenda tem um fundo de verdade. De fato, na área aos pés do vulcão Etna, foram encontrados restos de elefantes-anões, animais muito menores dos que conhecemos hoje e que viveram nesta parte do Mediterrâneo na pré-história.
A primeira aparição do Catania na Série A foi em 1954. O clube alcançou o 12° lugar na tabela, mas foi punido com um rebaixamento, após um escândalo esportivo. Entre 1960 e 1966, a equipe siciliana disputou seis temporadas consecutivas na máxima série, obtendo por três vezes o oitavo lugar.
O clube tornou-se popular durante o final dos anos 70 e início dos anos 80, quando foi presidido por Angelo Massimino, um dos maiores ícones do futebol italiano naquele período. Massimino conduziu o Catania a seis acessos, dois deles para a Série A, tendo reconstruído o clube após sua exclusão pela Federação Italiana de Futebol (FIGC), por causa de irregularidades financeiras.
Em 1993, o Catania foi expulso do futebol italiano por causa de irregularidades financeiras. Após uma longa batalha judicial, a justiça anulou a decisão e forçou a FIGC a incluir a equipe novamente no futebol nacional. O Catania retornou para Eccellenza, espécie de sexta divisão.
Em 2002, o clube conseguiu uma promoção para a Série B. No ano seguinte, o Catania foi o centro de uma polêmica decisão que ampliou o número de equipes na Série B de 20 para 24. A equipe reclamara os pontos de um empate de 1 a 1 contra o Siena, por esta agremiação ter usado um jogador irregular naquela partida. Os dois pontos-extras manteriam o Catania na Série B. Caso fosse mantido o resultado, o clube amargaria a Série C. Após várias decisões a favor e contra o clube, a FIGC decidiu deixar o Catania na Série B, juntamente com os rebaixados Genoa e Salernitana e ainda incluiu a recém-fundada Fiorentina. A temporada 2003-04 foi disputada por 24 clubes. Alguns clubes protestaram contra a decisão e ameaçaram boicotar os jogos do Catania. Na temporada seguinte, o número de clubes diminuiu para 22, ao mesmo tempo que a Série A expandiu de 18 para 20 times.
Na temporada (2005-2006), o Catania voltou a disputar a Série A, a primeira aparição do clube em 22 anos, porém não conseguiu se sustentar da elite italiana por muito tempo.
Em 09 de Abril de 2022, o Catania foi excluído da Série C do país e teve sua falência decretada e teve que recomeçar novamente na série D, a divisão mais baixa do campeonato italiano, com um novo nome.
Seus principais títulos são cinco campeonatos da Série C e uma da Série B italiana.
Essa é a segunda versão do clube em nossa coleção. Dessa vez o novo modelo foi montado em lentes de 45mm e arte semelhante aos antigos Brianezi.
Comentários
Postar um comentário