Esse é o Málaga Club de Fútbol, um clube espanhol de futebol da cidade de Málaga. Atualmente disputa a segunda divisão espanhola.
O primeiro time de futebol de Málaga foi o Málaga Football Club, fundado nos primeiros meses de 1903 e validado pelo Governo Civil. Os principais promotores do clube foram, entre outros, Don Antonio López, carinhosamente apelidado de Sr. López por sua aparência britânica, Don Félix Pérez Montault, Don Ernesto Rittwagen, Don Enrique García de Toledo, que defenderia a construção do campo do Balneario del Carmen, e Don Emilio Andersen Menard, que atuou como jogador por pouco tempo, mas se tornou um patrono e apoiador de longa data, cujos méritos foram reconhecidos ao ser nomeado presidente honorário do C. D. Malacitano e do C. D. Málaga.
Em 1933, os clubes F.C. Malagueño e Málaga S.C. decidiram fundir-se no que viria a ser o Clube Desportivo Malacitano, concordando também em acelerar a construção do que seria o novo campo, criando uma empresa de acionistas que forneceria os fundos necessários. Por isso, na temporada 33/34, o Málaga Sport Club, com sua camisa branca e calções azuis, deixou Segalerva, onde costumava disputar seus jogos, transferindo-se para Baños del Carmen, onde o FC Malagueño disputava suas partidas. Em 22 de maio de 1933, em sua estreia no Estadio de los Baños del Carmen, o Malacitano derrotou o Deportivo Alavés por cinco gols a um. A escalação do Malacitano foi composta por: Albarracín; Chales, Gamero; Vinhas, Vale, Pequerull; Fernandito, Seijas, Puyol, Díaz e Berruezo.
Em 1941, o vice-presidente José Soriano Alba propôs a mudança do nome de Club Deportivo Malacitano para Club Deportivo Málaga.
Os melhores momentos do Málaga foram nas temporadas 1949/50, 1971/72, 1972/73, 1973/74, 1983/84 e 2002/03, ano em que, após vencer a Copa Intertoto, disputou a Copa da UEFA, e, especialmente, as temporadas 2011/12 e 2012/13, essa última quando obteve vaga para disputar pela primeira vez a UEFA Champions League, atingindo as quartas de finais.
No ano 2000, começaram as profundas obras de modernização que duraram até 2006, com a completa demolição e reconstrução das arquibancadas. A remodelação foi inaugurada no dia 14 de setembro de 2006, com a partida envolvendo Málaga CF vs Nacional (URU), correspondente à edição XXIV do Troféu Costa del Sol. As arquibancadas e a Tribuna foram cobertas, enquanto as arquibancadas inferiores e atrás das metas sofreram melhorias nos acessos e assentos. A capacidade atual de La Rosaleda é para 30.044 espectadores.
Em 2010, devido às limitações financeiras da entidade, o então presidente Fernando Sanz buscou investidores em Doha (Catar) para lançar um projeto mais ambicioso, entrando em negociações com o membro da família real catariana, o xeique Abdullah ben Nasser Al Thani. Em junho de 2010, após semanas de negociação, o Sr. Al Thani tornou-se o novo proprietário da entidade, sendo nomeado presidente na assembleia geral de acionistas.
Com um aporte financeiro, logo o Malaga começa a se reforçar. Naquela mesma temporada trouxe jogadores como Diego Lugano, Enzo Maresca, Martín Demichelis, Ignacio Camacho e Julio Baptista. Olhando para a temporada 2011/12 , as contratações mais notáveis foram Ruud van Nistelrooy, Nacho Monreal, Jerémy Toulalan, Joaquín Sánchez, Isco Alarcón e a contratação mais cara da história do clube, Santi Cazorla, contratado por vinte milhões de euros do Villarreal CF.
No verão de 2012, o clube anunciou em um comunicado oficial que estava reestruturando seu clube para cumprir os padrões do Fair Play Financeiro, com a intenção de garantir a autossuficiência e estabilidade do clube. Em dezembro daquele ano, o Málaga CF foi multado em trezentos mil euros pelo Órgão de Controle Financeiro de Clubes, órgão vinculado à UEFA, e excluído da próxima competição continental para a qual se qualificaria nos quatro anos seguintes. O clube recorreu da decisão e conseguiu da Liga dos Campeões da UEFA 2012/13 pela primeira vez em sua história, tornando-se um dos melhores estreantes da história daquela competição, quando chegou até as quarta-de-final, sendo eliminado pelo Borussia Dortmund.
Na temporada 2012/13 da LaLiga, o Málaga havia se classificado para a Liga Europa da UEFA ao terminar em sexto lugar no Campeonato da Liga Nacional, mas em junho de 2013, o Tribunal Arbitral do Esporte rejeitou o recurso do clube, confirmando a sanção imposta pela UEFA, uma decisão que foi uma sentença inédita no âmbito jurídico e esportivo do mundo do futebol, de modo que o Málaga não pôde competir na competição europeia para a qual havia se classificado legitimamente.
Pouco depois disso tudo depois o clube perdeu o apoio financeiro catari e, após uma temporada 2017-18 caracterizada pelo colapso esportivo e institucional, o clube foi rebaixado para a segunda divisão após dez temporadas na primeira divisão. O rebaixamento foi confirmado matematicamente em abril de 2018, faltando cinco jogos para o fim, após cair aos 90 minutos por gol a zero no Estádio Ciudad de Valencia diante do Levante U. D.
Desde então o clube oscila entre a segunda e terceira divisão. Em maio de 2023, o Málaga caiu para a terceira divisão pela primeira vez desde 1998, conseguindo voltar à segunda divisão logo em seguida, onde permanece até hoje.
Time confeccionado em lentes de 45mm e arte própria.
Comentários
Postar um comentário