Essa é a seleção nacional de futebol da Albânia, controlada pela Associação de Futebol da Albânia. Apesar de não serem considerados um dos maiores times da Europa, os albaneses são apaixonados por futebol e por sua equipe nacional, conseguindo alguns bons desempenhos contra adversários mais ilustres.
Fundada em 1930, o time da Albânia teve de esperar 16 anos para jogar sua primeira partida internacional, disputada contra a Iugoslávia em 1946. Em 1932, a Albânia já tinha aderido a FIFA, e em 1954, foi um dos membros fundadores da UEFA. A equipe foi convidada a participar da Copa do Mundo de 1934, mas devido a dificuldades de organização, não participou.
Depois disso, nunca mais conseguiu se aproximar de uma classificação para a Copa do Mundo. Sua melhor campanha nas eliminatórias da Copa foi na fase preparatória para o torneio de 2010, quando a seleção conseguiu um ótimo desempenho no primeiro turno das disputas, mas não manteve o mesmo ritmo no segundo turno, ficando de fora.
Assim como acontece no Brasil, devido a situação econômica do país, atualmente todos os jogadores "selecionáveis" atuam fora do país, com uma forte concentração no futebol italiano.
Sem nunca participar da Copa do Mundo, seus melhores momentos foram a classificação para a Eurocopa de 2016 e de 2024, sendo eliminada na primeira fase de ambas as participações. Na Nations League, foi promovida à divisão B na temporada 2020/21, onde permanece até hoje.
Desde 2023 tem o ex-jogador Sylvinho no comando técnico da equipe.
A nova versão foi feita em lentes de 45mm com arte semelhante aos antigos Brianezi e escudo antigo.
Comentários
Postar um comentário