Essa é a Robur Siena Società Sportiva Dilettantistica, um clube italiano de futebol da cidade de Siena. Seu maior adversário é a Fiorentina, da cidade vizinha Firenze, com quem faz o Derby Guelfi-Ghibellini.
Formado em 1904 como Società Studio e Divertimento (Sociedade de Estudo e Entretenimento), seu uniforme com listras pretas e brancas deriva do brasão da cidade de Siena. Fundou o seu clube de futebol, denominado Società Sportiva Robur em 1908. Hoje, o nome "Robur" é amplamente utilizado pelos locais para se distinguir das duas equipes de basquetebol, "Mens Sana" e "Virtus".
A equipe ficou conhecida como Associazione Calcio Siena (A.C. Siena) em 1933–34. Em 1934-35, o Siena foi promovido pela primeira vez à Série B. Na temporada 1945-46 do pós-guerra, o Siena jogou na primeira divisão do futebol italiano pela primeira vez. Durante aquela temporada, uma liga mista de guerra era composta por times da Série A e da Série B. Alguns dos times do sul que participaram da primeira divisão, incluindo o Siena, eram times da Série B, enquanto os times do norte da Série B jogavam no segundo nível com os times da Série C. Portanto, embora o Siena tenha disputado a primeira divisão, não foi considerado como tendo disputado oficialmente a Série A naquela temporada e não tendo se classificado para a Rodada Nacional. Siena venceu o campeonato da quarta divisão em 1955-56 como o Scudetto IV Serie.
Depois de passar 55 anos jogando em várias divisões inferiores, o Siena foi promovido de volta à Série B no início da temporada 2000-01. Após uma boa primeira temporada na Série B, a temporada seguinte viu o Siena em sérios apuros e o técnico Giuseppe Papadopulo foi demitido, embora mais tarde fosse recontratado e tenha conseguido salvar o clube do rebaixamento na última rodada da temporada.
Na temporada seguinte, novamente com Papadopulo como treinador principal, o Siena foi promovido oficialmente à Série A pela primeira vez, liderado pelos brasileiros Rodrigo Taddei e Pinga. O seu regresso marcou 58 anos desde a última participação na primeira divisão do futebol italiano.
Na campanha de 2003-04, a primeira temporada da Série A na história do clube, o Siena terminou em um respeitável 13º lugar. Na campanha de 2004-05, o Siena lutou por longos períodos da temporada, definhando na zona de rebaixamento durante grande parte da campanha, e com o time empatando muitos jogos e mal registrando qualquer vitória, eles pareciam quase certos de serem rebaixados. No entanto, uma vitória por 2 a 1 contra a já rebaixada Atalanta na última rodada garantiu a permanência e um aceitável 14º lugar na tabela.
A temporada 2005-06 também viu o Siena lutar muito e manteve com sucesso seu lugar na Série A. Eles terminaram a temporada em 17º lugar. Para a temporada 2006-07, Mario Beretta, que liderou o Parma na temporada anterior, foi nomeado o novo técnico. Ele manteve o Siena na Série A depois de uma vitória em casa por 2 a 1 contra a Lazio na última rodada. Ainda assim, estava claro que o rebaixamento era uma questão de tempo, o que não tardou a ocorrer.
O clube foi então adquirido por Massimo Mezzaroma, com Valentina Mezzaroma como vice-presidente. Em 2011, o Siena foi mais uma vez promovido à Série A depois de terminar em segundo lugar na Série B de 2010-11. A passagem do clube na primeira divisão durou duas temporadas, já que foi rebaixado após terminar a Série A de 2012-13 em 19º lugar. .
Com graves problemas financeiros, o Siena não teve seu registro aceito na Série B de 2014-15, anunciando posteriormente sua falência. O ex-presidente do AC Siena, Massimo Mezzaroma, também foi processado pelo promotor por fraudes contábeis. A Guardia di Finanza apreendeu 8,5 milhões de euros à Mezzaroma por acusações relacionadas com a falência.
Em julho de 2014, graças ao artigo 52 do NOIF, o clube foi refundado sob a nova pessoa jurídica società sportiva dilettantistica Robur Siena, reiniciando da Série D de 2014–15. Foi promovido à Lega Pro 2015–16 como campeão do Grupo E em junho de 2015.
Devido à rejeição de Avellino, Bari e Cesena, o Siena tornou-se um dos candidatos à repescagem para a Série B 2018-19 em agosto de 2018, onde terminou como vice-campeão nos playoffs de promoção da Série C de 2017-18, bem como vice-campeão na fase de grupos, perdendo para Cosenza e Livorno, respectivamente. Porém, após longas batalhas jurídicas, a Série B decidiu deixar as 3 vagas em aberto.
O Siena não conseguiu se registrar na Série C após o final da temporada 2019-20, e o clube foi fundado sucessivamente como ACN Siena 1904 sob a propriedade de um grupo armênio que possui o FC Noah, clube de futebol da Premier League armênia. O clube foi então readmitido na Série C em 2021 para preencher uma vaga e depois vendido ao grupo italiano Global Service em junho de 2022. O clube foi posteriormente renomeado para Associazione Calcio Robur Siena 1904. No final da temporada 2022–23, o Siena foi excluído do futebol profissional pela terceira vez em menos de uma década devido a dívidas pendentes. O prefeito de Siena posteriormente entregou o título esportivo à Atlas Consulting srl, ex-proprietários do Triestina, que liderará o novo clube na liga Eccellenza.
Nossa versão foi montada em lentes de 45mm com o escudo antigo do clube.
Comentários
Postar um comentário