FEIRENSE FC, DE FEIRA DE SANTANA-BA

Esse é o Feirense Futebol Clube, uma agremiação esportiva brasileira com sede em Feira de Santana, no estado da Bahia, Região Nordeste do Brasil.

Foi fundado em 2007 como Independente Esporte Clube na cidade de Feira de Santana como uma refundação da antiga Associação Atlética Independente que foi vendida ao Palmeiras e trocou de nome para Palmeiras Nordeste Futebol Ltda. no início de 2002. Com o fim da filial palmeirense, um empresário local decidiu voltar ao futebol e reviver o antigo Independente. Desta forma, filiou na Federação Baiana de Futebol o Independente Esporte Clube para disputar em 2007 a 2ª divisão do Campeonato Baiano, no qual conquistou o acesso à primeira divisão após dois empates contra o Galícia, quando mudou de nome em definitivo para Feirense Futebol Clube. 

No ano de 2012, a equipe passa a mandar seus jogos na cidade de Senhor do Bonfim, onde recebeu muito apoio da população e mandou seus jogos no Estádio Pedro Amorim. No Campeonato Baiano do mesmo ano o time terminou em terceiro lugar, garantindo uma inédita vaga na Copa do Nordeste de 2013.

Mais adiante, depois da péssima campanha na primeira fase do Campeonato Baiano de 2016, disputou em duas partidas a tentativa da permanência na elite do futebol baiano. No primeiro jogo, contra o Jacuipense, no Valfredão, sofreu a derrota pelo placar de 2 a 1. No jogo de volta, na Arena Fonte Nova, perdeu novamente para o Jacuipense pelo placar de 1 a 0, sendo assim foi rebaixada para a disputa da 2ª Divisão do Campeonato Baiano.

Em 2022 anunciou a mudança de nome e de sede, passando a se chamar Atlético Universitário e atuando na cidade de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, mandando seus jogos no estádio José Trindade Lobo. Na Série B Baiana não fez boa campanha e foi rebaixado para a Série C.

Em 2024 retornou como Feirense para sua cidade natal, em definitivo até segunda ordem. O relativo sucesso do vizinho Bahia de Feira e as constantes mudanças de nome e cidade são grandes impeditivos na criação de uma torcida ou identidade para o clube por onde passa. 

Disputou a segunda divisão baiana de 2024, onde foi o nono entre dez participantes, à frente apenas do Jacobinense. Não se inscreveu para o torneio de 2025.

Nossa versão foi montada em lentes de 45mm com arte própria.

Comentários

  1. Muito bonito esse time, parece a camisa comemorativa dos 20 anos da MCM.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo elogio, mas achamos isso muito estranho, por isso já acionamos nosso corpo jurídico para que possa checar a situação com esta liga.

    ResponderExcluir

Postar um comentário