Esse é o Sport Club Aymorés, um clube brasileiro de futebol, sediado na cidade de Ubá, no estado de Minas Gerais. Participou da primeira divisão do Mineirão em 2025, mas infelizmente foi rebaixado.
Foi fundado em 1926 por um grupo de notáveis em Ubá, interior do estado de Minas Gerais. O primeiro nome cogitado para a nova agremiação foi o de "Santa Cruz", pelo provável motivo de que sua sede localizava-se no bairro homônimo. Entretanto, por influência de um argentino, recebeu a atual denominação. Em uma roda de amigos, entre outros assuntos Luiz Feinstein rodava na mão uma caixa de fósforos, de nome Aymorés e aí surgiu a ideia: "Aymorés! Isto é que é nome de clube. Nome de índio, guerreiro, de gente que luta."
Em 4 de julho de 1926, o Aymorés fazia seu primeiro jogo contra uma equipe da cidade de Visconde do Rio Branco. Com direito a cortejo da tradicional Banda 22 de Maio e virada no placar, o clube envergando camisas brancas com horizontal faixa azul venceu o Baptista de Almeida por 2–1. Estava selada a primeira de muitas vitórias do Sport Club Aymorés.
O Aymorés já participou de importantes competições, conquistou dez vezes o campeonato da Zona da Mata, sete vezes o campeonato regional e foi durante muitas vezes campeão municipal. A última grande conquista do clube foi em 1996, no campeonato regional de futebol da categoria principal. Jogando em casa, em seu estádio, o Afonso de Carvalho, depois de empatar no tempo normal por 2–2 diante de seu maior rival, o Esporte Clube Itararé, de Tocantins, o Aymorés venceu nos pênaltis por 5–4.
Participou do Campeonato da Segunda Divisão profissional da Federação Mineira de Futebol entre os anos de 1985 e 1991, mas não conseguiu o acesso à elite do futebol mineiro. Após uma pausa de dois anos, o clube retornou em 1994 para disputar novamente a Segunda Divisão Mineira, que, naquele momento, correspondia ao terceiro escalão do futebol estadual, assim como atualmente.
Em 2020, o Aymorés foi confirmado na disputa do Campeonato Mineiro de Futebol – Segunda Divisão, marcando o retorno às competições profissionais após 26 anos de ausência. Nesse ano, o clube conquistou um feito histórico ao se sagrar campeão.
Nos anos seguintes, em 2021 e 2022, o Aymorés disputou o Campeonato Mineiro de Futebol - Módulo II, finalizando ambas as edições na 10ª colocação. Já em 2023, a equipe alcançou um desempenho melhor, encerrando a competição na 6ª posição.
No ano de 2024, o clube de Ubá-MG garantiu o acesso inédito ao Campeonato Mineiro de Futebol de 2025 - Módulo I em segundo colocado. No ano de 2025, o Aymorés fazia uma boa campanha com bons resultados como: uma vitória de 2 a 0 sobre o Atlhetic Club-MG e um empate com o Atlético Mineiro de 0 a 0, terminando a terceira rodada, em segundo lugar de seu grupo, empatado com o primeiro lugar, o Cruzeiro, é só atrás dele pelo saldo de gols. No final do campeonato, uma improvável combinação de resultados veio a ocorrer, levando o Aymorés de volta ao Campeonato Mineiro de Futebol Módulo II.
Nossa versão foi montada em lentes de 45mm e arte própria.
Comentários
Postar um comentário