SPORTIVO AMELIANO, DO PARAGUAI, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Esse é o Club Sportivo Ameliano, um clube profissional de futebol do Paraguai, localizado no bairro Virgen del Huerto, na capital Assunção. O clube manda seus jogos no Estádio José Tomás Silva e atualmente joga na primeira divisão paraguaia. 

Foi fundado em 1936, na zona de Villa Amelia de Assunção, exatamente no mesmo local onde hoje se encontra o Instituto de Medicina Tropical, na Avenida Venezuela, onde ficava seu primeiro campo de jogo. Anos depois, o campo foi transferido, para mais próximo da Avenida Espanha, local onde obteve seu primeiro título oficial ao vencer a terceira divisão de 1959, a última divisão do futebol paraguaio naquela época. Mais tarde, na década de 1970, mudou-se para um novo campo próximo ao subúrbio vizinho, chamado Barrio Jara, até que em 1983, por ordem da prefeitura, o setor passou para o Barrio Virgin del Huerto, apesar disso, o clube é popularmente identificado com o Barrio Jara. Nesse período, constrói o Estádio José Tomás Silva, onde atualmente é exercido como local. Mais tarde, após muitos anos na última divisão do futebol paraguaio, em 1997, com a criação da División Intermedia como a nova segunda divisão, o clube foi um dos poucos que foram rebaixados para a Quarta Divisão, o último nível do futebol paraguaio na época. Nesta última categoria, obteve o vice-campeonato em 2000, além da promoção para a terceira divisão, mas, no ano seguinte, voltou ao rebaixamento em 2001.

Em 1993, o Sportivo Ameliano entrou para o Guinness Book of Records quando, em uma partida juvenil contra o General Caballero, foram mostrados um total impressionante de 20 cartões vermelhos, o maior número de cartões vermelhos já aplicados em uma única partida. Ian Battersby, do The Guardian, registrou que "O incidente ocorreu em uma partida da liga entre o Sportivo Ameliano e o General Caballero, no Paraguai. Quando dois jogadores do Sportivo foram expulsos, uma briga de 10 minutos se seguiu e o árbitro expulsou mais 18 jogadores. A partida, como era de se esperar, foi encerrada."

Seus maiores títulos são a Copa do Paraguai e a Supercopa do Paraguai, ambas em 2022, além de dois títulos da terceira divisão e dois da quarta divisão paraguaia.

Nossa versão foi montada em 45mm com arte semelhante a um modelo antigo.

Comentários