Essa é a Associação Académica de Coimbra, normalmente designada por Acadêmica, um clube de futebol profissional português sediado na freguesia de Santo António dos Olivais, em Coimbra, Portugal. É um dos maiores clubes do futebol português, porém neste momento está na terceira divisão nacional.
A instituição foi fundada em 1887, quando o Clube Atlético de Coimbra (fundado em 1861) e a Academia Dramática (fundada em 1837) se fundiram, porém a secção de futebol da Associação Académica de Coimbra nascerá somente em 1911, tornando-se num dos clubes mais antigos em atividade em Portugal e na Península Ibérica, sendo a Associação Desportiva mais antiga de Portugal.
A Associação Académica de Coimbra - OAF, que atualmente joga na terceira divisão do futebol português, é herdeira da Secção de Futebol da Associação Académica de Coimbra (AAC), a associação de estudantes da Universidade de Coimbra, o que vale ainda hoje o epíteto comum de "equipe dos estudantes", já que até à década de 1970 a grande maioria dos jogadores eram estudantes universitários.
É hoje, na prática, um clube independente em relação à sua casa-mãe, que de resto mantém separadamente uma secção amadora de futebol e muitas outras modalidades, como basquete, rúgbi, canoagem, natação, voleibol, ténis, handebol, entre outras.
Como todas as equipas da casa-mãe, é designada como "Acadêmica", e carinhosamente apelidada de "Briosa" pelos adeptos, alcunha que advém da forte entrega com que normalmente se batiam as equipas amadoras de estudantes mesmo contra equipas de atletas profissionais de alta competição.
A Acadêmica é a detentora do troféu da 1ª Taça de Portugal a ser realizada, ganha em 1939. Em maio de 2012, após um jejum de 73 anos, conquistou a sua segunda Taça de Portugal, sob o comando do treinador Pedro Emanuel, com uma vitória por 1-0 frente ao Sporting Clube de Portugal. Na temporada de 2012/13 qualificou-se pela primeira vez para a fase de grupos da Liga Europa.
Depois de alcançar os voos da Europa, a Académica se viu em fase delicada, com o desempenho das temporadas seguintes em queda livre, começando pelo oitavo lugar na Primeira Liga de 2013/14. Um preocupante 15º lugar na temporada 2014/15, para além da eliminação na 3º Fase da Taça de Portugal. Na temporada seguinte a Briosa acabaria por descer ao segundo escalão do futebol português quatorze anos depois.
Na temporada 2016/17, a Académica se via como grande favorita para o acesso à Primeira Liga, mas viu suas esperanças cair por terra ao não conseguir alcançar nada além do 6º lugar, a longínquos 19 pontos da promoção. As temporadas seguintes continuariam a ser de ambição por uma promoção à Primeira Liga, todas sem sucesso.
A temporada de 2021/22 viria a ser a mais negra de sempre da Académica, culminando com a inédita queda à Liga 3 e aos palcos não profissionais do futebol português pela primeira vez na sua história. Desde então o clube tenta o regresso, sem sucesso até então. Atualmente disputa a terceira divisão portuguesa.
Nossa versão foi montada em lentes de 45mm e arte semelhante a um modelo antigo.
Comentários
Postar um comentário