Esse é o Auto Esporte Clube, um clube esportivo paraibano da cidade de João Pessoa, no estado da Paraíba. O clube acaba de ser rebaixado para a segunda divisão estadual após ter vencido a segundona na temporada passada.
A criação do Auto Esporte Clube está diretamente ligada à fundação do Centro dos Chauffeurs da Parahyba do Norte, criado na década de 1920, pelo imigrante espanhol, Boluciano Perez, radicado na Paraíba e demais associados. Em quase todas as capitais brasileiras no início do século 20, foram fundadas associações de trabalhadores ligadas ao ofício de condução de veículos. Os sócios eram desde os próprios motoristas, a donos de praças e oficinas de automóveis. Tais clubes tornaram-se associações de ajuda mútua e beneficente. Logo, o Auto Esporte foi criado para ser uma agremiação esportiva onde os sócios do centro, pudessem praticar esportes, a exemplo do futebol.
Derivado do Centro dos Chauffeurs da Parahyba do Norte, o Auto Esporte Clube foi fundado, de fato, em 7 de novembro de 1936, por um grupo de taxistas que se concentravam na Praça do Relógio, hoje conhecido como "Ponto de Cem Reis", no centro da cidade de João Pessoa, capital da Paraíba. Tal origem explica a criação de seu nome, de seu escudo (um volante de automóvel) e de seu mascote, o macaco (importante peça de manutenção de um carro). Houve tempo em que somente taxistas jogavam no time. A alcunha de "Clube do Povo" surgiu da história de sua fundação por trabalhadores.
Em 1939, o Auto Esporte sagrou-se Campeão Paraibano invicto, pelo campeonato organizado pela LDP (Liga Desportiva Paraibana). No primeiro compromisso, o Auto Esporte venceu ao Treze por 3 a 2; em seguida derrotou o Esporte Clube União por 2 a 1; Palmeiras-PB por 2 a 1, para, 8 dias depois, empatar em 1 a 1 com o Botafogo-PB e, finalmente, encerrar a temporada, aplicando a goleada de 7 a 1 ao Felipeia.
Em 1959, o Auto Esporte Clube tornou-se o primeiro clube paraibano a disputar uma competição nacional, a Taça Brasil, hoje reconhecida como Campeonato Brasileiro pela CBF. Conquistou o direito após de ter sido campeão paraibano do ano anterior (1958).
No torneio, disputado no sistema de partidas eliminatórias diretas (o popular “mata-mata”), foi eliminado na partida inaugural, em 23.08.59, ao perder por 3 a 0 para o Sport Club do Recife, em João Pessoa. Escalação do time à época: Agostinho, Gavião e Kleber; Marajó, Américo e Negrinho; China, Macau, Chiclete, Elcio e Piau.
Muito tempo depois, já no ano de 1993 foi o primeiro clube paraibano a vencer na Copa do Brasil ao derrotar o Paysandu por 2 a 1 no Estádio Almeidão, em João Pessoa.
Em 2025 o Auto Esporte-PB iniciou o Campeonato Paraibano com bastante expectativa, após garantir o título da 2ª divisão estadual na temporada passada. Os bons desempenhos diante dos favoritos a avançar à semifinal - Treze, Campinense, Botafogo-PB e Sousa - deram esperança aos torcedores para uma possível permanência na 1ª divisão. Contudo, a saída do técnico Douglas Andrade, o baixo rendimento do Doido de Mandacaru, destaque do Auto Esporte-PB na estreia contra o Treze, além da falta de ímpeto ofensivo da equipe diante dos adversários diretos na briga contra a zona de rebaixamento, culminaram no retorno da equipe à 2ª divisão do Campeonato Paraibano.
Ainda assim, é o quarto maior vencedor do Campeonato Paraibano de Futebol entre os clubes ativos com seis títulos: 1939 (invicto), 1956, 1958, 1987, 1990 e 1992. É detentor também do título da Copa Paraíba de 2011.
Nossa versão foi montada com arte própria em lentes de 45mm.
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