CASCAVEL EC, DE CASCAVEL - PR, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Esse é o Cascavel Esporte Clube, um clube brasileiro de futebol, da cidade de Cascavel, no estado Paraná. Foi o clube que revelou talentos como Maizena, que chegou a atuar em clubes como Internacional de Porto Alegre e São Paulo; Capitão, que seria ídolo na Portuguesa de Desportos. Já na década de 1990, a base cascavelense mostrou-se muito produtiva revelando jogadores como Caio Júnior, Jean Carlo e Sidiclei.

O município de Cascavel, iniciou sua participação em competições oficiais de futebol no fim da década de 1960, quando o Tuiuti em 1968, e o Comercial em 1969, disputaram a Segunda Divisão do Paraná, sendo que ambos, obtiveram como resultado, o vice-campeonato da chamada "Zona Sul". Posteriormente, é fundado o Cascavel Futebol Clube, que ganhou o primeiro título da cidade, a Segundona de 1970, entretanto não conseguiu dar seguimento as boas campanhas, ao longo de sua curta história, devido a dificuldades tanto dentro como fora de campo, encerrando suas atividades ao término do estadual de 1972.

Após seis anos sem representante, em 1979 é fundado o Cascavel Esporte Clube, que nascia com a ambição de se firmar como um dos grandes no cenário paranaense. Além disso, um dos desafios da nova equipe, era unir os torcedores locais, já que estes estavam divididos na torcida por Inter e Grêmio em sua grande maioria, devido ao expressivo número de Gaúchos que migraram para a Região Oeste do Paraná, em épocas anteriores. Tal fato, ficava evidenciado na rivalidade dos clássicos Tuiciais, uma espécie de GreNal, que eram disputados pelos já citados Comercial e Tuiuti, por isso, a fim de agradar ambos os lados seus fundadores escolheram as cores Azul, Vermelha e Branca. Já o mando dos jogos, era no Estádio Municipal Amadores Theodoro Colombelli, mais conhecido Ninho da Cobra.

Mais para a frente, já no final da década de 1980, o clube adotou o Amarelo e o Preto com suas cores oficiais e mudou de casa quando a prefeitura municipal construiu o Estádio Olímpico Regional Arnaldo Busatto, com capacidade para 34 mil pessoas.

O escudo do Cascavel Esporte Clube passou por algumas mudanças, ao longo da história, a primeira mudança foi no desenho, e posteriormente, além do formato foram trocadas as tradicionais cores Vermelha, Azul e Branca pelo Amarelo e Preto.

Em 1980, adentrava pela primeira vez na divisão especial do Paraná, a expectativa entre os torcedores era grande, já que após 7 anos de espera, finalmente o município tinha novamente um time na elite. Para a surpresa de todos, o clube foi um dos destaques da competição, que na época contava com 20 clubes, e chegou à final da competição, disputada contra o Colorado. Em uma partida polêmica, o Colorado encerrou o primeiro tempo vencendo de 2x0, porém com dois jogadores a menos. Voltaram do intervalo com 7 jogadores, dizendo que tinham dois jogadores contundidos. Quando a bola rolou, para o segundo tempo, o goleiro Zico alegou estar lesionado e não pode prosseguir jogando. Desta forma o árbitro encerrou a partida, já que os visitantes não tinham o número mínimo regulamentar de jogadores. Os dois times comemoraram o título, que segundo a tabela pertencia apenas ao Cascavel, porém segundo decisão do TJD-PR, este deveria perder os pontos e assim ceder a taça ao Colorado. Entretanto o crivo final era do presidente da FPF, que declarou os dois clubes campeões paranaenses.

Depois disso o Cascavel ainda levou por três oportunidades o título de campeão do interior, além disso figurou em competições nacionais como a Taça de Prata de 1981 e 1982 e da Série C de 1995 e 1996.

Até os dias atuais, foi o time de futebol da cidade de Cascavel que obteve os melhores resultados, existiu por mais tempo e conquistou a maior tradição e o maior apoio e identificação do torcedor local. Não tem nenhuma ligação com o atual Cascavel FC. Em 17 de Dezembro de 2001, fundiu-se ao Cascavel S/A e com a SOREC, para fundar o Cascavel Clube Recreativo. Em 2024, depois de alguns anos sem disputar nenhuma competição, o clube se uniu com o Esporte Clube Toledo, dando origem à uma nova agremiação, o Oeste Brasil Futebol Clube, sediado na cidade de Toledo.

Nossa versão foi montada em lentes de 45mm e arte semelhante aos antigos Brianezi.

Comentários