Esse é o Dorense Futebol Clube, uma agremiação brasileira dedicada exclusivamente ao futebol com sede na cidade de Nossa Senhora das Dores, no estado de Sergipe. É conhecido regionalmente como Dorense, mas em sua cidade ele é chamado pelos torcedores simplesmente de Touro do Sertão.
Fundado em 1948, é atualmente o único clube dorense em atividade profissional a praticar o futebol profissional. O Dorense nasceu da iniciativa pioneira de amigos e inicialmente jogava apenas partidas amistosas na cidade e região, naquela época o maior clube da cidade era o Avenida FC.
Dois anos mas tarde surgiu outro clube na cidade o Gentio Futebol Clube, que viria a ser um dos seus maiores rivais até os anos 2000 quando o Colorado profissionalizou-se. No seus primeiros anos de 1948 até o inicio da década de 1990 o clube participava de amistosos e do Campeonato Citadinho de Nossa Senhora das Dores além do Campeonato Sergipano de Futebol Amador. Ainda quando o time era amador além da rivalidade contra o Gentio FC, tinha grande rivalidade também com a Flamengo e contra o Rio Branco da cidade de Capela travando belos jogos.
O clube começou a ter uma ampla repercussão regional na década de 1960 foi onde que as autoridades da cidade resolveu aprovar a construção do Estádio Ariston Azevedo e posteriormente a sede social do clube. Sendo que em época de carnaval o clube tinha um dos melhores carnavais da região do agreste de Sergipe.
Disputou o primeiro Campeonato Sergipano Série A1 no ano de 1994, ficando em décimo colocado, sendo que no ano de 2001, conseguiu sua melhor campanha terminando em terceiro lugar. Possuí dois título da Série A2 conquistado na edição de 2015 e 2022. Tem como maior artilheiro em competições estaduais o jogador Dagil com quatorze gols, que atuou no clube no inicio da década de 2000.
Seu estádio, o Ariston Azevedo, fica situado em Nossa Senhora das Dores, no Bairro Centro, tendo por apelido o nome de Aristão. Atualmente possui capacidade para aproximadamente 3.000 pessoas. Seu maior rival municipal é o Flamengo onde protagonizam o Derby de Dores, mas possui ainda rivalidades intermunicipais contra o Rio Branco da cidade de Capela clube com o qual disputou por muitas décadas partidas e competições regionais, e também possui rivalidade contra o Força Jovem Aquidabã da cidade de Aquidabã, com o Guarany-SE da cidade de Porto da Folha e recentemente esta travando grandes duelos contra o Itabaiana.
Dentre vários jogadores que se consagraram ídolos, destacam-se Bonato, Esquerdinha e Antônio Eliano.
Participou dos campeonatos sergipanos entre os anos de 1993 e 1994, e posteriormente, entre 2000 e 2004 na 1º divisão. Ficou de 2005 a 2015 na 2º divisão do estadual. O clube voltou a elite do futebol sergipano em 2022.
Nossa versão foi montada com arte própria e lentes de 45mm.
Comentários
Postar um comentário