SÃO BENTO, DE SOROCABA, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Esse é o EC São Bento, da cidade de Sorocaba - SP. Com mais de 100 anos de existência, o São Bento é um dos mais antigos clubes do interior paulista. Ficou conhecido por ter enfrentado os grandes times da capital entre as décadas de 1960 a 1980, chegando a ficar quase 30 anos consecutivos na elite do futebol no estado. 

No início do século XX, Sorocaba já contava com algumas agremiações de futebol amadoras, entre as quais o Savóia, Sorocabano e o Fortaleza. Foi então que na região do bairro Além Ponte, local que concentrou muitas famílias de imigrantes espanhóis, que surgiu em 1905 o Club Athletico Chapeleiros mantido pela fábrica de chapéus Souza Pereira. Com a extinção do Chapeleiros, vários integrantes do extinto clube, juntamente com funcionários da fábrica de arreios Ferreira e Cia, fundaram o Sorocaba Athletic Club no dia 14 de setembro de 1913 - sendo essa a data considerada como a data oficial de fundação do clube atual.

O nome Sorocaba Athletic Club durou poucos meses, e logo o time passou a se chamar Sport Club São Bento, provavelmente em alusão à Associação Atlética São Bento, time da capital paulista de muito sucesso na época.

Em 1953 teve inicio a profissionalização do futebol do clube, com a disputa do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. O primeiro certame contou com 20 clubes, divididos em 3 Séries (Grupos). A Série 3 era formada por: Corinthians de Santo André, Paulista de Jundiaí, Jabaquara de Santos, Bragantino, São Caetano Esporte Clube, Taubaté e São Bento.

Uma curiosidade: Em 1956, o Esporte Clube São Bento vendeu ao Santos um de seus atletas mais destacados: João Batista Carlos Dias, mais conhecido como Fiote. Nessa transação, o Sr. Flávio Guariglia (então presidente do São Bento) foi até Santos a fim de escolher alguns atletas que estavam na reserva em troca de Fiote. O Sr. Guariglia conta que o próprio técnico Lula o recebeu no gramado e pediu para escolher qualquer jogador dentre os que não estavam atuando. Guariglia, por sua vez, escolheu Raimundinho, que mais tarde brilhou com seu futebol vestindo a camisa alvi-celeste. Conta-se que ao lado de Raimundinho estava Pelé.

O clube quase fechou as portas ao chegar, e encalhar, na Série B Paulista, equivalente a quarta divisão estadual. Tudo mudou em 2012, quando um grupo de torcedores mobilizou a cidade, com a participação de pessoas politicamente importantes na história do clube culminando com a eleição de uma reformulada diretoria. Entre muitas características, aponta-se que esta foi a primeira Diretoria Executiva eleita pelo novo estatuto do clube. Procurou-se dar aos sócios maior participação na vida política e administrativa do clube, por meio da possibilidade de pleito dos cargos de diretores executivos, conselheiro deliberativo e conselheiro fiscal. Essa diretoria levou o clube do quarto nível do futebol paulista até a primeira divisão do estado. Em nível nacional, a nova direção conseguiu levar o clube até a Série B do Brasileirão.

Em 2018, o São Bento disputou a Série B do Campeonato Brasileiro fazia uma bela campanha nos primeiros 12 jogos onde se mantinha o único invicto das 4 divisões nacionais, mas após a saída do Paulo Roberto dos Santos (treinador que levou da Série A2 estadual até a Série B do campeonato Brasileiro) o time se posicionou na 13ª colocação na classificação final.

Infelizmente, depois disso o clube não conseguiu se manter na Série B por muito tempo. Em 2019, com vários erros na montagem do elenco, foi rebaixado para a Série A2 do Campeonato Paulista 2020 e, posteriormente, também rebaixado para a Série C de 2020.

Em 2020, em meio a pandemia de COVID-19, os campeonatos estaduais e nacionais tiveram suas datas alteradas devido aos períodos de restrição de circulação, o que culminou em falta de arrecadação e recursos para o São Bento que voltou a sofrer um rebaixamento para a Série D do Brasileirão de 2021. Por outro lado, conseguiu o acesso ao Série A1 do Campeonato Paulista 2021.

Já em 2021, em um campeonato bastante irregular, voltou a ser rebaixado para a Série A2 do Campeonato Paulista 2022 e eliminado na primeira fase do Série D de 2021, voltando a disputar em 2022 e 2023 a Copa Paulista de Futebol sem lograr grandes resultados. Ainda em 2022 o clube conquistou o acesso.

Em 2023, ano que o clube conquistou 110 anos, e infelizmente sua torcida viu oito meses melancólicos que foram, de longe, os piores das três últimas décadas. O saldo final é um rebaixamento no Paulistão e uma campanha vergonhosa na Copa Paulista, sem ter vencido um jogo sequer. Ao final dos 22 jogos da temporada, o Azulão sorocabano só conseguiu marcar nove gols, uma média de 0,41 por partida. O número é menos da metade daquele que era o recorde negativo de gols nos últimos 30 anos.

Atualmente disputa o Campeonato Paulista de Futebol Série A2 (segunda divisão) e nenhuma competição no âmbito nacional. Seus principais títulos são quatro Campeonatos Paulista do Interior, uma Copa Paulista, um Campeonato Paulista - Série A2 e dois Campeonatos Paulista - Série A3.

Time confeccionado em lentes de 45mm com arte semelhante a um modelo antigo. Consegue notar a diferença dos modelos anteriores?

Comentários