Esse é o Fotbal Club Sheriff, um clube de futebol da cidade de Tiraspol, na Moldávia. O clube provém de uma região separatista do país denominada Transnístria. A região da Transnístria busca uma influência similar com o da antiga União Soviética, na qual grande parte de sua população identifica-se com os traços culturais e geopolíticos preservados.
Fundado em 1997, o clube tem o nome do conglomerado empresarial da região separatista da Moldávia que comanda diversos serviços e segmentos na Transnístria. O crescimento da empresa fez com que o clube surgisse no ano de 1997 e se tornasse o primeiro clube moldavo a participar de uma competição europeia.
Em sua primeira tentativa de classificar-se para a Liga dos Campeões da UEFA, na temporada 2009/2010 o Sheriff não classificou. Em decorrência da derrota para o Olympiacos da Grécia; no primeiro jogo em Tiraspol o time grego venceu o confronto por 2 a 0, e na volta em Atenas, o Sheriff fez uma excelente partida, jogando de forma consistente com o adversário, tendo muitas oportunidades de gol, porém novamente perdeu, desta vez por 1 a 0 - o gol saiu aos 87 minutos em uma jogada muito duvidosa, encerrando o sonho das Vespas de participar da tão sonhada Liga dos Campeões.
Entretanto o Sheriff conseguiu tal feito na temporada 2021/22, chegando a fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA após eliminar o Dínamo Zagreb por 3 a 0 no placar agregado.
Na primeira partida do clube moldavo na fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA, venceu o Shakhtar Donetsk por 2 a 0 e o Real Madrid por 2 a 1. Ainda assim o clube foi eliminado da Chmapions League na primeira fase, mas conquistou uma vaga na Liga Europa da UEFA de 2021–22, graças à 3ª colocação em sua chave.
É o clube mais vitorioso do futebol moldavo, tendo sido 21 vezes campeão do Campeonato Moldávio, sendo 13 deles de forma consecutiva, além de ter vencido a copa nacional 12 vezes e ser heptacampeão da Supercopa.
Comentários
Postar um comentário