Esse é o Stade Malien de Bamako, um clube poliesportivo sediado em Bamaco, capital do Mali. Considerado um dos dois gigantes do futebol malinês ao lado do Djoliba.
Foi fundado em 1958 como resultado da fusão entre os clubes Jeanne d'Arc e Espérance de Bamako. Tem muita influência do Jeanne d'Arc du Soudan, fundado em 1938 por dois Franco-Africanos e o missionário Père Bouvier, com o nome foi baseado no Jeanne d'Arc Dakar do Senegal. Seu uniforme branco foi herdado do White Fathers, que o Stade Malien mantem até hoje.
É o segundo maior clube em número de títlos do Malí, somente atrás do Djoliba AC. Possui em sua galeria de títulos a conquista da Copa Interclubes da WAFU de 1992 e a Copa das Confederações da CAF de 2009, sendo o único clube do país a vencer competições de nível continental. Em âmbito nacional, é dono de 23 títulos do Campeonato Malinês, 20 títulos da Copa do Mali e 10 títulos da Supercopa do Mali.
Sua melhor classificação na Copa Africana dos Campeões CAF foi em 1964, quando chegou a final, mas foi derrotado. Ao todo o clube tem 17 participações na competição.
Nossa nova versão foi montada em lentes de 45mm e arte própria. Clique aqui para ver nossa primeira versão. É o segundo clube do Mali da coleção. O outro é justamente o seu maior rival, o Djoliba.
Comentários
Postar um comentário