Essa é a Associazione Calcio Firenze Fiorentina, o principal clube de futebol da cidade italiana de Florença, região da Toscana. Disputa os seus jogos no Estádio Artemio Franchi, para mais de 47.000 torcedores.
Foi fundada em 1926 pelo marquês Luigi Ridolfi como Associazione Calcio Firenze em 1926 e joga tradicionalmente com o equipamento violeta, motivo pelo qual é conhecida por La Viola.
A Viola usa um uniforme violeta, muitas vezes associado equivocadamente à cidade de Florença, que tem o branco e o vermelho em seu símbolo. Inicialmente, a equipe usou um uniforme branco e vermelho no início de sua história, como símbolo da fusão entre o Florence Sports Clube e Ginásio de Ginástica Fiorentina Libertas. Essas cores foram utilizadas até 22 de setembro de 1929, quando, em amistoso disputado contra a Roma, a Fiorentina vestiu pela primeira vez a camisa roxa com o lírio vermelho no peito. Segundo a tradição, isso seria resultado da lavagem incorreta das camisas vermelho-brancas em um rio; mas, na verdade, foi escolhido diretamente por Luigi Ridolfi, após um amistoso em 1928 com o Újpesti TE.
Entre os anos de 1930 e 1970, o traje não sofreu grandes alterações: a cor básica da camisa, feita à mão e geralmente de lã, foi sempre violeta, enquanto os shorts eram pretos ou, mais comumente, brancos. Em 2007, o conjunto violeta ficou em 19º lugar na lista das 50 camisas mais bonitas da história do futebol, elaborada pelo jornal britânico The Times.
A Fiorentina foi o primeiro clube italiano a atingir a final da máxima competição continental, a Taça dos Campeões Europeus (atual Liga dos Campeões); na temporada 1956-57 e foi igualmente o primeiro clube italiano a vencer uma competição da UEFA, três anos depois, a Taça das Taças, ao vencer na final o Glasgow Rangers.
Além dos títulos acima, venceu o campeonato italiano duas vezes, em 1955/56 e 1968/69. Também venceu a Copa da Itália seis vezes, a última na temporada 2000/01; ainda com Gabriel Batistuta, o maior artilheiro da história do clube, no comando do ataque.
Foi o clube que revelou o craque Roberto Baggio ao mundo, e até hoje ele é o segundo mais artilheiro da história do clube. Batistuta tem 206 gols enquanto Baggio tem 185.
Comentários
Postar um comentário