NEWELL´S OLD BOYS, DA ARGENTINA, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Esse é o Club Atlético Newell's Old Boys, um clube de futebol da cidade de Rosário, Argentina, um dos mais tradicionais e históricos clubes do futebol argentino. 

A história do Newell's, tem origem na figura do inglês Isaac Newell, nascido em 1853. Fanático por futebol, ele deixou sua terra natal com a idade de 16 anos a bordo de um navio, rumo a Argentina. Em 1884, ele fundou o "Colégio Comercial Anglicana" instituição que futuramente iria dar origem ao clube. Naquele mesmo ano, traria de Inglaterra a primeira bola de couro e as primeiras regras oficiais de futebol para a Argentina e foi então que o colégio começou a alternar estudo com o futebol. Em 1900, Isaac então doente, entrega a direção do colégio ao seu filho mais velho, Cláudio.

O Newell's Old Boys foi fundado em de novembro de 1903 e seu principal promotor foi Claudio Newell, que para a formação do registro oficial convidou alunos e ex-alunos do colégio, que fora fundado por seu pai. Na cerimônia, foi decidido o nome Club Atlético Newell's Old Boys (Meninos do Velho Newell), honrando a vida e obra de seu pai, Isaac. Com a combinação das cores das bandeiras da Inglaterra (terra de Isaac) e da Alemanha (terra de sua esposa Anne), o vermelho e preto, foi confiada a Ernest Edwards, um estudante da escola, a tarefa de conceber o primeiro uniforme do time.

Tanto os fãs como os jogadores do Newell's Old Boys são conhecidos como leprosos. O apelido “Leprosos” surgiu da antiga rivalidade com o Rosário Central, da mesma cidade. Segundo o Newell’s, na década de 1920, uma comissão do Hospital Carrasco decidiu organizar um clássico em benefício de enfermos com lepra. O Newell’s, então, aceitou imediatamente a proposta. Por causa disso, sua torcida foi batizada como “Os Leprosos”. O Rosário, por sua vez, rechaçou o desafio, razão pela qual sua torcida acabou batizada como “Os Canalhas”.

Além de grandes jogos, jogadores e títulos, um fato marca a história do clube: o primeiro jogador argentino a se transferir para a Europa, em 1929, foi Julio Libonatti, que jogava justamente no Newell´s.

Outro fato que engrandece os Leprosos é seu patrimônio: o Estádio Parque Independencia, conhecido como ´Coloso´, é o maior coberto da Argentina, com capacidade para 41 mil pessoas. Além do estádio, o Newell´s tem dois complexos esportivos – um em Bella Vista e outro em Ricardone, além de um colégio e 75 filiais pelo mundo.

O Newell’s também é conhecido por ter sido o clube em que Lionel Messi jogou na infância antes de se transferir para as categorias de base do Barcelona. De suas divisões inferiores surgiram um grande número de jogadores que eventualmente fariam parte das seleções argentinas: Gabriel Batistuta (artilheiro do mesmo históricas), Abel Balbo, Américo Gallego, Jorge Valdano, Sergio Almiron, Mauricio Pochettino, Gabriel Heinze , Roberto Sensini, Eduardo Berizzo, Mauro Rosales e Maximiliano Rodriguez, entre outros. Além deles, também tem como grandes ídolos Gerardo Martino, Marcelo Bielsa, que não foram criados no clube mas marcaram seu nome entre os Leprosos. É também um dos 6 clubes de futebol do mundo em que Diego Maradona jogou, já no final da carreira, nos anos de 1993 e 1994, em pleno processo de recuperação para voltar à seleção argentina. Alguns atletas brasileiros passaram pelo clube, como o volante dos anos 60 Roberto Belangero, ex-Corinthians, e o atacante Juari, ex-Grêmio, e mais recentemente, na década de 90, o zagueiro campeão mundial Ricardo Rocha.

Venceu o campeonato argentino por seis vezes, a última em 2013 e a copa argentina três vezes, a última em 1949. Foi vice-campeão da Copa Libertadores da América em 1988 e 1992.

Nossa nova versão foi montada com arte semelhante aos antigos Brianezi em lentes de 45mm.

Comentários