Esse é o Royal Antwerp Football Club, um clube de futebol profissional com sede na cidade portuária de Antuérpia, na Bélgica. Depois de muitos anos no segundo escalão, atualmente disputa a Jupiler Pro League, a principal liga do país.
Fundado em 1880, é o clube de futebol mais antigo da Bélgica e também está entre os de maior torcida em seu país. Em 1900, a maioria dos jogadores deixou o clube para ingressar no novo clube vizinho, o K. Beerschot V.A.C., e este foi o início de uma longa rivalidade entre os dois clubes.
Os melhores jogadores de futebol de Antwerp e Roterdam disputavam uma partida anual entre 1909 e 1959 pela Taça Meuse-and-Scheldt (Maas-en Schelde Beker). Ficou acertado que a partida seria disputada no estádio De Bosuil, em Antuérpia, na Bélgica, e no estádio Het Kasteel, do Sparta Roterdã, nos Países Baixos. A taça foi oferecida em 1909 por P. Havenith, de Antuérpia, e Kees van Hasselt, de Roterdã.
Apesar de ser um dos clubes mais torcedores da Bélgica, o Antwerp teve um desempenho abaixo do esperado por vários anos. Eles não conquistaram um título da liga entre 1957 e 2023 e passaram várias temporadas na segunda divisão. Foram promovidos à primeira divisão em 2000, apenas para serem rebaixados em pouco tempo em 2004. Depois disso, retornaram à primeira divisão após 13 anos em 2017, após uma vitória por 5 a 2 no agregado sobre o Roeselare.
O ex-jogador da seleção holandesa Mark van Bommel foi nomeado técnico em maio de 2022. Ele trouxe vários compatriotas, incluindo Vincent Janssen, que marcou o primeiro gol da vitória por 2 a 0 sobre o vizinho Mechelen na final da Copa da Bélgica de 2023. Em 4 de junho de 2023, o Antwerp conquistou seu quinto título da liga na última rodada da temporada 2022-23 da Liga Profissional Belga. O empate por 2 a 2 em Genk foi garantido no quarto minuto de acréscimo, com um golaço de Toby Alderweireld.
Em 30 de agosto de 2023, o clube garantiu uma vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA pela primeira vez, após uma vitória por 3 a 1 no agregado sobre o AEK Atenas na fase de play-off.
O Royal Antwerp teve uma parceria de longa data com o clube inglês Manchester United, emprestando seus jovens jogadores para que seu desenvolvimento pudesse ser auxiliado pelo futebol profissional, e jovens jogadores que precisam de autorização de trabalho europeia podem se beneficiar das leis belgas mais flexíveis. Um exemplo disso foi o internacional chinês Dong Fangzhuo, que não pôde jogar pelo United imediatamente devido a problemas com a autorização de trabalho e foi emprestado para ganhar experiência no time principal.
Possui cinco títulos da liga belga e quatro títulos da Copa da Bélgica. Nas competições europeias, chegou à final da Taça dos Clubes Vencedores de Taças em 1992–93 e qualificou-se para a fase de grupos da Liga dos Campeõs da UEFA pela primeira vez em 2023
Nossa versão foi montada em lentes de 45mm e arte semelhante a um modelo antigo.
Comentários
Postar um comentário