TECOS FC, DO MÉXICO, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Esse é o Tecos Fútbol Club, um clube de futebol profissional mexicano com sede em Zapopan, Jalisco, e associado à Universidad Autónoma de Guadalajara (UAG). Compete na Liga Premier, a terceira divisão do futebol mexicano. 

A Universidade foi fundada em 1935 e logo teve um time para jogar futebol amador até 1971, quando fundo um time de futebol profissional, de início chamado Club de Fútbol Universidad Autónoma de Guadalajara, que logo se filiou à Federação Mexicana de Futebol. Desde seu início o time era chamado de Tecos pelos torcedores, mesmo sem ser o este o seu nome formal. Foram promovidos à Liga de Ascenso em sua segunda temporada, após vencer o La Piedad por 4 a 0 e, dois anos depois, na temporada 1974-75, foram promovidos à Primeira Divisão Mexicana ao derrotar o Irapuato. Manda seus jogos em casa no Estádio 3 de Marzo, nomeado em homenagem ao dia da fundação da universidade em 1935.

O Tecos conquistou a Primeira Divisão do México uma vez, na temporada 1993/94 e é o único time na história do futebol mexicano a ascender das duas divisões inferiores e conquistar o Campeonato Mexicano (o outro time que ascendeu das divisões inferiores foi o Oaxtepec, embora tenha descido posteriormente). O clube foi vice-campeão do Campeonato Mexicano Clausura 2005, após perder para o Club América no segundo jogo por 6 a 3.

Mudou seu nome para Club Deportivo Estudiantes Tecos em 2009. Em 14 de abril de 2012, o Estudiantes Tecos foi rebaixado para a Liga de Ascenso do México após conquistar a menor porcentagem de pontos dos últimos três anos, contra Atlas e Querétaro. A gota d'água foi uma combinação de um empate entre Estudiantes e Puebla e uma vitória do Atlas contra o Monterrey.

O Estudiantes venceu o campeonato Ascenso MX do Clausura 2014, mas perdeu a final promocional para o Leones Negros . Em 22 de maio de 2014, o presidente do Grupo Pachuca, Jesús Martínez Patiño, anunciou que o Estudiantes Tecos mudaria de localização e se mudaria para Zacatecas. Em 28 de maio de 2014, a mudança foi confirmada e o clube passou a se chamar Mineros de Zacatecas , e o Estudiantes Tecos foi dissolvido.

Após a dissolução, eles ainda tinham um time na Terceira Divisão do México, a Liga Premier de Ascenso , mas não foram autorizados a serem promovidos para a Ascenso MX porque eram considerados uma subsidiária da Mineros de Zacatecas .

Em agosto de 2015, a família Leaño anunciou que havia comprado os direitos de imagem do Grupo Pachuca, refundando assim o clube para jogar na Tercera División, a quarta divisão do futebol mexicano. Após a temporada 2016-2017 na Tercera Division, o Tecos FC conseguiu uma vitória por 4 a 2 contra o Tuzos Pachuca em uma partida das semifinais, o que os promoveu para a Segunda División, apesar de perder para o Sporting Canamy.

Nossa versão foi montada em lentes de 45mm e arte baseada em um modelo antigo.

Comentários