O Treze treinou pela primeira vez no Campo dos Currais, local onde atualmente está situado o Mercado Público de Campina Grande. Sua atuação no futebol iniciou-se em 1926, ganhou destaque no Torneio Paralelo de 1986 (uma espécie de Série B, mas que atualmente não é reconhecido pela CBF) quando o clube terminou na primeira colocação do Grupo E e se classificou para a disputa da Série A do mesmo ano.
Seus dois maiores rivais no futebol estadual são o Campinense, de Campina Grande, no confronto conhecido por Clássico dos Maiorais, e o Botafogo, de João Pessoa, que realiza junto com o Treze, o Clássico Tradição.
O mascote do Treze é o galo, devido a numeração no jogo do bicho, na qual o número 13 corresponde ao galo. Foi adotado logo após sua fundação em 7 de setembro de 1925, com a alcunha de Galo da Borborema.
Desde 2000, o Treze conquistou o Campeonato Paraibano por oito vezes (2000, 2001, 2005, 2006, 2010, 2011, 2020 e 2023), sendo o maior campeão estadual do período. Dentre os estaduais, destaque para o título de 1966, que foi vencido de forma invicta e que é representado pela estrela no escudo do clube.
Tem uma das melhores estruturas e patrimônio da Paraíba. É proprietário do Estádio Presidente Vargas, um dos maiores estádios particulares do nordeste, com capacidade limitada a 8.885 torcedores é o único estádio particular da Paraíba autorizado pela CBF para realizar competições oficiais.
A nova versão foi montada em lentes de 45mm e arte semelhante aos antigos Brianezi.
Comentários
Postar um comentário