AL-AHLI, DA ARÁBIA SAUDITA

Esse é o Al-Ahli Saudi Football Club,um clube de futebol profissional saudita localizado em Gidá. Atualmente compete na Saudi Pro League, a principal liga do país.

Fundado em 1937, o clube é considerado como um dos maiores da Arábia Saudita e também da Ásia; ajudando muito a Seleção Árabe de Futebol com jogadores. O uniforme da equipe é verde e branco. O estádio, que é compartilhado com o rival da cidade Al-Ittihad, é o segundo maior estádio da Arábia Saudita, com uma capacidade total de aproximadamente 63.000 espectadores.

O Al-Ahli venceu a liga saudita quatro vezes nas temporadas de 1968–69, 1977–78, 1983–84 e 2015–16. Também é o maior campeão da Copa do Rei com 13 títulos conquistados, além de vencer uma Liga dos Campeões Árabes em 2002, quatro campeonatos árabes, seis Copas da Coroa do Príncipe, entre outras competições nacionais.

Entre os jogadores brasileiros que passaram por lá, os nomes de maiores destaque foram Bruno César, Márcio Mossoró, Marcinho, Roberto Firmino e Roger Ibañez. Além deles, o clube também já contou com o senegalês Édouard Mendy, o argelino Mahrez, o ganês Kwame Ayew, o alemão Marko Marin, entre outros.

Em junho de 2023, o fundo soberano saudita Public Investment Fund (PIF) assumiu 75% das ações da associação. O fundo também é coproprietário do Newcastle United e de vários outros clubes de futebol sauditas. O restante das ações é de propriedade de uma organização sem fins lucrativos.

Nossa versão foi montada em lentes de 45mm no estilo duas faixas.

Comentários