Esse é o Clube de Futebol Estrela da Amadora, um clube de futebol português profissional, com sede no concelho da Amadora. Venceu a Taça de Portugal de 1989/90, o seu maior troféu conquistado. Em maio de 2011 o clube foi extinto devido a problemas financeiros. Em setembro de 2011, o clube deu lugar ao Clube Desportivo Estrela e mais tarde em 2020, Club Football Estrela da Amadora.
Foi fundado em 1932 por um grupo de sete jovens amadorenses que partilhavam a paixão pelo futebol, reza a história que um deles, Júlio da Conceição, apontando as estrelas no céu deu a ideia para o nome do clube, o que foi aceite por todos. Apesar das dificuldades iniciais o clube resistiu, tendo feito o seu primeiro jogo contra o Palmense, clube da Palma de Baixo, tendo o Estrela vencido por 2-1. Curioso foi o facto dos jogadores estrelistas terem caminhado até ao estádio do adversário, o que serviu de aquecimento.
Registado apenas em 1941, nos 37 anos seguintes andou pelas divisões distritais, até que em 1978 subiu à 3ª Divisão Nacional, tendo estreado no primeiro escalão na temporada 1988/89.
Tem como ponto alto alto de sua história a conquista de uma Taça de Portugal da temporada seguinte, 1989/90, sob o comando técnico de João Alves, derrotando o Farense na finalíssima por 2-0, após empate no primeiro jogo. Com a vitória da taça, garantiu a presença na extinta Taça das Taças, eliminando na primeira fase os suíços do Neuchâtel Xamax, depois de empatar na Reboleira 1-1, o mesmo resultado se verificou em Neuchâtel, tendo o Estrela vencido nos pênaltis, vitória festejada por milhares de emigrantes portugueses presentes no estádio e que eram mais do dobro dos suíços. Chegando a segunda fase, foi eliminado pelos belgas do RFC Liège, encerrando assim a aventura europeia dos estrelistas. A melhor classificação obtida no primeiro escalão foi um 7º lugar na temporada de 1997/98.
Na temporada 2008/2009, embora tenha conseguido a permanência dentro das quatro linhas, ficando num confortável 11º lugar, foi rebaixado no lugar dos Belenenses, por motivos financeiros. Esta temporada foi o inicio de uma grave crise financeira no clube tricolor. Dívidas a fornecedores, funcionários, jogadores, fisco, segurança social, etc. Nesta época, o Sindicato dos Jogadores Profissionais ainda apoiou o clube com um mês de salário, não sendo o suficiente para a recuperação do mesmo. A queda para a terceira divisão foi automática, pois foram proibidos de participar em provas profissionais (Liga Sagres e Liga de Honra).
Na temporada 2009/2010, os resultados não foram os esperados. Na Taça de Portugal, após vencer o Mafra na primeira eliminatória, o Estrela foi desclassificado da Taça de Portugal devido as questões financeiras, pois o clube não havia pago as inscrições dos jogadores à federação.
Em 29 de Setembro de 2009, o Tribunal de Sintra declarou o clube insolvente. As dívidas ultrapassavam os 11,5 milhões de euros. Os antigos sócios, treinadores e presidentes de bancada apontam a apropriação do clube para proveitos pessoais e a má gestão da última década como o grande mal de que o clube padeceu.
Em maio de 2011 o clube foi extinto devido a problemas financeiros e em setembro daquele ano foi criado o Clube Desportivo Estrela e em 2020, também por questões financeiras, este clube deu lugar ao atual Club Football Estrela da Amadora. Devido a questões legais, nenhum dos três times tem ligações entre si, a não ser a identificação dos torcedores.
Nossa versão foi montada em lentes de 45mm e arte baseada em um modelo antigo.
Comentários
Postar um comentário