Esse é o Racing Club de Lens, um clube de futebol da França, sediado na cidade de mesmo nome, Lens. Apesar de não obter muitos títulos, é um clube tradicional da França, com cinquenta e cinco participações na primeira divisão nacional, o oitavo no ranking geral.
Em 1905, estudantes que jogavam bola na Praça Verde (atual Praça da República, na cidade de Lens, França) resolveram fundar o Racing Club de Lens, que tem esse nome graças à forte influência inglesa no futebol, uma vez que foi na Inglaterra que o esporte nasceu. De início os jogadores jogavam com as cores verde (em referência à praça onde costumavam jogar) e preto (em referência às centenas de minas nesse região da França). Apenas em 1923, as cores atuais foram incorporadas.
Em 1937-38, participou pela primeira vez da elite do futebol francês, fundada cinco anos antes. Rebaixado em 1946-47, ascendeu à primeira divisão dois anos depois para permanecer vinte anos consecutivos nesta, sendo vice-campeão por duas vezes. Uma vez vice-campeão também da Copa da França, conquistou três Copas Charles Drago, torneio importante da época, além de duas Copas Gambardella, principal campeonato de divisões de base da França até hoje.
O segundo rebaixamento veio apenas em 1967–68. Com problemas financeiros, sucumbiu à terceira divisão francesa já no ano seguinte, retornando prontamente. Após seu retorno à elite, em 1973, foi vice-campeão pela quarta vez em 1977 e da Copa da França em 1975. Foi rebaixado ainda mais duas vezes, até os anos 90, quando viveu suas maiores glórias. Conquistou o Campeonato Francês em 1997-98 e a Copa da Liga Francesa no ano seguinte, além de ter chegado à final da Copa da França pela terceira vez, sem sucesso.
Depois de diversas boas campanhas, foi rebaixado pela quinta vez em 2008-09, dando início a quase duas décadas de acessos e rebaixamentos seguidos até que, na temporada 2022-23,o clube faria uma campanha histórica, disputando até as últimas rodadas com os jogadores mais caros do país do PSG o título da liga, porém acabou no segundo lugar, se classificando para a Liga dos Campeões.
Sua categoria de base ganhou destaque com o sucesso de seus jogadores. O mais notável deles é Raphaël Varane, que consolidou um lugar na defesa do Real Madrid e da seleção francesa. Além dele, mais recentemente também formou outros jogadores como o meio-campo Geoffrey Kondogbia do Valencia CF, o lateral esquerdo do Benoît Assou-Ekotto do FC Metz , o marfinense lateral direito Serge Aurier do Tottenham Hotspur e Mohamed Diamé do Newcastle United.
Nossa versão foi montada em lentes de 45mm e arte semelhante aos antigos Brianezi.
Comentários
Postar um comentário