Esse é o Club Atlético Morelia, um clube de futebol mexicano. A equipe disputa a segunda divisão do Campeonato Mexicano. Suas cores são amarelo e vermelho.
Fundado em 1950, de 1972 a 1998 foi denominado Club Atlético Morelia com o apelido de "Canários" e depois de 1999 a 2020, foi denominado Monarcas Morelia.
Controlado por uma emissora de TV local, no dia 2 de junho de 2020 o equipe mudou sua sede para o Pacífico Mexicano, na cidade portuária de Mazatlán, Sinaloa, e adotou o nome de Mazatlán Fútbol Club. Na época os principais motivos para essa mudança estavam relacionados à vantagens econômicas. O governo de Sinaloa, Estado onde fica a cidade de Mazatlán, ofereceu um estádio mais moderno, que será administrado pelo clube. Outro benefício visto pelo grupo que administra o Monarcas é que as autoridades estaduais vão pagar cerca de US$ 23 milhões (R$ 111 milhões) à equipe por temporada, quantia 12 vezes maior comparada àquela que o clube recebia em Morelia.
Com a mudança de Morelia para Mazatlán, 770 quilômetros ao norte, a novidade não foi bem aceita pelos torcedores, que ficarão órfãos de um clube de futebol na cidade de Morelia. Comum em franquias dos esportes americanos, a mudança de sede também não é novidade no futebol mexicano. O Necaxa e o Atlante, por exemplo, são times fundados na Cidade do México, mas que optaram continuar suas trajetórias em Aguascalientes e Cancún, respectivamente. Nenhuma das duas equipes, no entanto, sofreu uma mudança brusca no escudo como ocorre com o Morelia.
Depois de todo o barulho, ainda no mesmo mês, ocorre o volta do Morelia, com o nome Club Atlético Morelia, motivados pelo encerramento da franquia do Zacatepec, que trouxe a possibilidade da liga criar e autorizar uma nova franquia.
Foi o vencedor do Campeonato Mexicano em 2000 e conquistou seu primeiro título internacional em 2010: a Superliga.
Nossa versão foi montada em lentes de 45mm e arte própria.
Comentários
Postar um comentário