Esse é o Club Santos Laguna, um clube de futebol mexicano da cidade de Torreón. Ao contrário do que se diz em terras brasileiras, o clube teve seu nome inspirado pela cidade de Santa Cruz, Tlaxcala, México.
Após o desaparecimento do C. F. Torreón em 1974 e do C. F. Laguna em 1978, a Comarca Lagunera ficou cinco anos sem um time profissional de futebol que os representasse em nível nacional. Em 1982 os Tuberos de Veracruz, que faziam parte da Segunda Divisão do México, desapareceram ao ceder sua franquia ao IMSS que já contava com seis equipes sob sua responsabilidade, entre as quais se destacavam Atlante e Oaxtepec. A franquia Tuberos foi transferida para o Trinidad Vacation Center, localizado em Santa Cruz Tlaxcala, onde assumiu o nome de Club Santos de la Trinidad. O nome do time foi tirado da cidade de Santa Cruz, onde seus habitantes são chamados de "Santos".
As primeiras temporadas na primeira divisão foram difíceis para o clube, que chegou perto do rebaixamento em mais de uma ocasião. Foi na temporada 1993-94 que começaram os sucessos desportivos e conseguiram chegar à final onde caíram perante o Tecos de la UAG. O clube conquistou oito títulos nacionais oficiais: seis Ligas, uma Copa e um Campeão dos Campeões. O primeiro título da liga foi conquistado em 1996, os seguintes campeonatos foram obtidos em 2001, 2008, 2012, 2015 e 2018, o campeonato da copa em 2014 e o campeão dos campeões em 2015. É o quinto time mais vitorioso da história da liga junto com Pachuca e Tigres. Em competições internacionais obteve apenas duas posições de vice-campeonato na Liga dos Campeões da Concacaf.
A equipe disputa a primeira divisão do Campeonato Mexicano. Em 2004, venceu a primeira InterLiga. Em 2008, participou pela primeira vez da Superliga, tendo tido outra participação em 2009, quando terminou em 4º lugar e por pouco não levou a Liga dos Campeões da CONCACAF por duas vezes, ficando em segundo lugar na temporada de 2011/2012 e 2012/2013, sendo derrotado nas duas finais pelo Club de Fútbol Monterrey.
Em 11 de Novembro de 2009, inaugurou seu novo estádio, o Nuevo Estádio Corona, que tem capacidade para 30.000 pessoas. Na partida de inauguração, o Santos Laguna venceu seu xará brasileiro, o Santos Futebol Clube, por 2 a 1.
Participa da categoria máxima do Campeonato Mexicano de Futebol, a Primeira Divisão do México, desde a temporada 1988-89, sendo um dos sete times da atual divisão máxima que nunca foi rebaixado.
Nossa versão foi montada em lentes de 45mm e arte semelhante a um modelo antigo.
Comentários
Postar um comentário