Esse é o Pakhtakor Football Club, um clube de futebol profissional uzbeque, sediado na capital Tashkent, que compete na Super Liga do Uzbequistão. O Pakhtakor é frequentemente considerado o clube de futebol mais bem-sucedido do Uzbequistão.
A primeira partida oficial do Pakhtakor foi em 1956, data considerada a fundação do clube. Sua primeira partida foi disputada contra um time da cidade de Perm, Rússia (então chamada cidade Molotov), presumivelmente FC Zvezda Perm.
A palavra "Pakhta" significa algodão e "kor" (kar) vem do verbo (kâshtan) na língua dari, que significa "cultivar"; então a combinação "Pakhtakor" produz um nome de trabalho e significa literalmente "fabricante de algodão".
A equipe foi formada em três meses, e o governo convidou o treinador sênior Valentin Bekhtenev de Moscou para recrutar os melhores jogadores de Tashkent para o novo Pakhtakor. Na época, o clube representaria o Uzbequistão no futebol soviético.
Em 1959, o clube foi promovido à Liga Soviética pela primeira vez. Durante a década de 1960, o time do Pakhtakor foi ancorado pelo atacante Gennadiy Krasnitskiy , que o levou a um 6º lugar em 1962. Após períodos de idas e vindas entre a Liga Soviética e a Primeira Liga Soviética, o clube chegou à final da competição da Copa Soviética em 1968 - o único clube da Ásia Central a chegar a uma final da Copa Soviética - perdendo para o Torpedo Moscou por 1–0.
O Pakhtakor foi o único clube uzbeque a jogar na liga soviética de futebol de alto nível e o único clube da Ásia Central a aparecer em uma final da Copa Soviética. Jogando na Liga Uzbeque desde 1992, o clube tem sido a potência indiscutível no Uzbequistão desde a queda da União Soviética, ganhando quatorze títulos da Liga Uzbeque, incluindo seis consecutivos de 2002 a 2007. O Pakhtakor também ganhou sete copas nacionais consecutivas entre 2001 e 2007, ganhando onze copas no total. Os jogadores do clube ganharam o prêmio de jogador uzbeque do ano oito vezes, e os companheiros de equipe do Pakhtakor conquistaram os três primeiros lugares em 2002.
O time também é um competidor perene na Liga dos Campeões da AFC , tendo chegado às semifinais da competição duas vezes em 2003 e 2004. O Pakhtakor atualmente detém o recorde de número de participações consecutivas na Liga dos Campeões da AFC, participando de 11 torneios de 2002 a 2013.
Nossa versão foi montada com arte própria em lentes de 45mm.
Comentários
Postar um comentário