PLÁCIDO DE CASTRO FC, DE PLÁCIDO DE CASTRO-AC

Esse é o Plácido de Castro Futebol Club, um clube poliesportivo brasileiro, sediado na cidade de Plácido de Castro, no estado do Acre. Junto ao ADESG, são os dois únicos clubes do interior acreano a vencer o campeonato estadual.

Foi fundado em 1979, atuando como clube amador, ocasionalmente disputando amistosos contra seleções de municípios ou combinados locais. Em 1983, enfrentou pela primeira vez um clube de futebol profissional. O adversário foi a ADESG, em partida amistosa que terminou empatada em 1 a 1. A partir daí, o Plácido de Castro passou a disputar amistosos contra outras equipes profissionais, geralmente do Acre.

Embora dificuldades financeiras, pouca projeção e pouca torcida o impedissem de participar do Campeonato Acreano, o Plácido de Castro participou de competições: em 1987 e 1988, participou das duas únicas edições da Liga Independente do Norte, colocando-se, respectivamente, em quarto e terceiro lugar.

Na década de 1990, envolveu-se em alguns torneios com times de várzea e seleções municipais.

Somente em 2008 o Plácido de Castro se profissionalizou e participou, pela primeira vez na história, de uma edição do Campeonato Acreano. Em sua estreia, acabou na 3ª colocação da competição e teve o artilheiro da competição, Zico, com 9 gols.

Em 2009, o Tigre do Abunã resolveu deixar o controle do clube para uma empresa esportiva, a Hinsoy Sports. A empresa levou diversos jogadores ao clube, juntamente com uma comissão técnica. Porém os resultados não foram os esperados, e o clube amargou a última colocação do estadual, com apenas 5 pontos em 9 jogos disputados. Encerrado o estadual, a parceria com a Hinsoy Sports foi desfeita.

Em 2010, o Plácido entrou no estadual a fim de fugir do rebaixamento, já que em 2011 a segunda divisão do Campeonato Acreano seria retomada. Porém o time foi mais longe e conseguiu uma das vagas para as semifinais do torneio. Porém, por escalar irregularmente o volante Jeferson Paulista no último jogo da primeira fase (o jogador estava suspenso por 3 cartões amarelos), o Plácido de Castro acabou sendo punido com a perda de 6 pontos e acabou ficando de fora da segunda fase do estadual, ficando ainda em 6.º lugar.

Em 2013 o Plácido se tornou campeão acreano ao bater o Rio Branco. O time perdeu o primeiro jogo da decisão na Arena da Floresta por 2 a 0. No jogo de volta, o Plácido de Castro reverteu o placar, e venceu a partida por 3 a 0, levando o jogo para a prorrogação e em seguida, pênaltis. Nas penalidades, o goleiro Robson fez jus ao apelido de "São Piling" e pegou duas cobranças. O Tigre que converteu 4 cobranças das 5 possíveis, se sagrou campeão acreano pela primeira vez em sua história. Com isso a cidade de Plácido de Castro se tornou a segunda cidade, fora a capital Rio Branco, a ter um time campeão estadual.

No Campeonato Brasileiro Série D de 2013, o Tigre do Abunã quase conseguiu uma vaga na Série C. Jogando o primeiro jogo em casa, empatou em 1 a 1. Mas, perdendo o jogo de volta para o Salgueiro de Pernambuco por 3 a 1, ficou pelo caminho. Com isso terminou a competição com a 8ª colocação, a segunda melhor participação da história de um time acreano na 4ª divisão.

Já em 2017, no Campeonato Acreano, o Plácido de Castro terminou em 3º lugar. Com o acesso do Atlético Acreano à Série C 2018, abriu-se uma vaga para o melhor classificado do Campeonato Acreano 2017 sem classificação garantida para a Série D 2018 - no caso, o Plácido. Dessa forma, o Tigre jogou duas competições oficiais em 2018.

Para a temporada 2018, o Plácido de Castro buscou ajuda da FFAC e o prefeito da cidade para fazer as últimas vistorias no Estádio José Ferreira Lima, que foi reformado para receber jogos do Tigre do Abunã. Contra o São Francisco, a cidade de Plácido recebeu o primeiro jogo do Campeonato Acreano em seu estádio. O placar do jogo foi 2 a 1 para o Tigre do Abunã, que fez a alegria dos quase 1.000 torcedores que lotaram o "Ferreirão".

Atualmente segue disputando a primeira divisão estadual, sem se classificar para nenhuma competição em âmbito nacional.

Nossa versão foi montada em lentes de 45mm e arte semelhante aos antigos Brianezi.

Comentários