RACING, DO URUGUAI, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Esse é o Racing Club de Montevideo, um clube de futebol uruguaio com sede na cidade de Montevidéu. A equipe disputa o Primera División Profesional de Uruguay. 

Fundado em 1919, na área de San Martín, no bairro Reducto de Montevidéu,como parte da febre que o boom do futebol estava causando entre os jovens. Originalmente se chamava Yuyito, mas logo foi mudado para Guaycurú (nome de uma rua do bairro), e depois passou a ser conhecido como Racing, até hoje. Adotou as cores branco e verde, que eram as que identificavam o bonde do bairro. Mais tarde, o clube transferiu sua sede para o bairro de Sayago. Um dos apelidos do clube, Cerveceros, é devido à proximidade da sede do clube com a Cervejaria Colón.

A nível nacional disputou a primeira divisão uruguaia por vários anos após a temporada 2009/10, quando foi campeão da segunda divisão. Já a nível internacional o clube garantiu sua primeira participação para a Copa Libertadores da América de 2010 após ser vice-campeão da Liga Pré-Libertadores de 2009, torneio classificatório para o torneio continental.

Estreou na Copa Libertadores da América de 2010 no dia 28 de janeiro de 2010 enfrentando o Junior da Colômbia na fase preliminar. A série foi vencida pelo Racing com um placar agregado de 4x2, com o que a equipe passou à fase de grupos. Nesta, estreou no dia 24 de fevereiro de 2010, perdeu para o Corinthians por 2x1. Na segunda rodada, no dia 10 de março de 2010, se recuperou e obteve sua primeira vitória nessa competição ao derrotar o Cerro Porteño por 2x1 em Montevidéu. Terminou em segundo lugar no seu grupo com uma campanha de duas vitórias, dois empates e duas derrotas (ambas para o Corinthians). Porém, pelo regulamento, não se classificou à fase seguinte. 

Em 2019, foi rebaixado depois de 12 anos na primeira divisão, mas logo conseguiu voltar à elite do futebol uruguaio, onde permanece até hoje. 

Comentários